sábado, 12 de março de 2011

Desastre sim, mas“Natural”?


Podemos chamar de Natural um desastre que devasta milhares de vidas?

Talvez! Sim “talvez” seria uma resposta razoável. Pois devemos ponderar várias e várias situações. E dentre elas:

- O que estamos fazendo sobre a Camada de Ozônio da Terra? Há tempos não se fala disso somente pelo fato de que ela está se recompondo segundo Cientistas. Mas será que mesmo se recuperando ela não traz alguns resquícios de tanto tempo de crueldade humana para com ela?
- E o tal do aquecimento global? O que acontece com os grandes líderes em todos os setores da sociedade que não comentam mais sobre? O aquecimento global é o “Cara”, ele está por trás de grande parte desses desastres, mas poucos falam abertamente sobre isso. Aliás, poucos falam sobre as causas desses desastres chamados “Naturais”.
- E o aumento do nível do mar? O descongelamento das águas dos Pólos? O aumento dos Tornados? As ondas de calor? E o aumento dos gases que provocam o efeito estufa?
- Porque mesmo nos países desenvolvidos as ocupações em locais de risco ainda são permitidas? Porque ao invés de reeducarem o Ser Humano e impedir a ocupação indevida, se investe em sistemas de alarmes e treinamentos para situações de calamidade? E principalmente essa superpopulação crescendo e ocupando espaços desordenadamente? Isso tem algo a ver com a “Desumanidade da Humanidade”? Andamos tão “no limite” e só se fala em Solidariedade e Fraternidade em ocorrências de calamidades e tragédias ou no Natal.
É claro que está tudo interligado e eu poderia expressar o que penso aqui, mas te convido a se questionar e pensar....e pensar! Pois está passando a hora de agir...agir e agir...Pois as ultimas tragédias que ocorreram em países pobres repercutiram até se falou um pouco mas esses países ainda estão na miséria e não vemos nenhum interesse em recuperar e fazer com que se previna reincidências piores.
- Será que as conseqüências do que fazemos com nosso Planeta poderia afetar as camadas mais profundas que compõe a Terra? Quando se fala em Camadas Tectônicas do que se trata hein? É bom pensar nisso, pois como dizem o buraco é mais embaixo!
- Porque cargas d’agua ninguém comenta nada sobre Al Gore? Porque será que ele perdeu a eleição para o George W. Bush, em uma eleição polêmica, votos questionados? Tudo bem que em 2007 ele recebeu um Oscar como melhor Documentário pelo seu filme que aliás tem um título bem provocador An Inconvenient Truth (Uma Verdade Inconveniente) e nesse mesmo ano recebeu um Nobel da Paz. Mas e depois, cadê ele? Porque ninguém fala dele? Sumiu em um momento desses? Por vontade própria ele não sumiu com certeza!
Pensemos sobre essas situações que na verdade fazem parte e são fundamentais em nossas vidas. Natural deve ser algo que nos traga o velho equilíbrio demonstrado na vida vivida pelos índios quando nós os chamados “homens brancos” chegamos por aqui e o momento de evolução em que chegamos nos dias atuais. Um equilíbrio entre esses dois mundos Natureza x Tecnologia é o ideal. Impossível? Com certeza não! E se fosse estaríamos fadados à um fim bem próximo, pois, saibamos que só viveremos bem quando um dia conseguirmos o equilíbrio entre Homem e Natureza, que aliás nos traz paralelos semelhantes aos da busca pelo equilíbrio entre Corpo e Espírito, Coração e Cérebro e por aí vai. Como diria o poeta e radialista Alziro Zarur: "Atingir o equilíbrio é a meta Suprema...."


David Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário