A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá condições gerais de financiamento “muito mais leves” – incluindo juros de 3,4% e maior tempo de carência.
Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela anunciou que o aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse período, segundo Dilma, será possível encontrar um emprego e obter uma renda. Dependendo do curso escolhido na faculdade, como no caso de medicina, o pagamento poderá ser feito em até 20 anos.
A presidenta explicou ainda que, caso o aluno que adquiriu financiamento pelo Fies decida fazer um curso de licenciatura e dê aulas em escolas públicas, a dívida no novo Fies será “perdoada”, por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.
Outra novidade já anunciada pelo governo é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio de renda. Antes, eles precisavam arrumar um fiador para ter acesso ao crédito estudantil. “Agora, o próprio governo é fiador”, disse a presidenta.
Esse é um caminho sólido que o país vem tomando, claro que a há muito o que ser feito, mais educação muda tudo, é base primordial para o progresso de uma pátria, um povo instruido é um povo liberto. Esse novo sistema de financiamento proposto pelo governo fará com que centenas de milhares de jovens, possam concretizar o sonho de estudar e se formar em uma universidade, já que muitos não tem essa condição pelo fato dos cursos serem de auto custo, agora temos de cobrar mais rigor na educação de base do nosso país que de norte a sul, nos mostra um sistema educacional precário, que não proporciona o mínimo de condição de aprendizado para crianças e jovens, que chegam ao ensino médio sem a capacidade minima de interpretar um simples texto, esse é um grande problema, não adianta dar fácil acesso a universidade se os que iram frequenta-lá não tem a minima noção do b a bá, é dar diploma na mão de burro. Não esqueça de ser feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário