Exposições grátis

Exposições
SP24H
Foi concebida com a intenção de materializar, por meio de ilustrações em “graffiti-art”, as 24 horas de um crescente e complexo movimento de transformação dessa cidade global, urbana e contemporânea que é São Paulo e, ao mesmo tempo, valorizar sua estética e diversidade cultural. O trabalho foi construído como uma narrativa poética que percorreu, em tempo e cores algumas características marcantes desta metrópole: clima inconstante, diversidade cultural e condição social; sua arquitetura, que dialoga entre o antigo e o contemporâneo; seu transito caótico e suas filas, que produzem uma estética particular; a agitação noturna que irrompe nas madrugadas; os movimentos políticos, sociais, religiosos e da diversidade, que entopem com bandeiras e cores as avenidas da cidade; a infinidade de eventos artísticos que compõem sua agenda; suas manifestações juvenis (skate, parkour, bike, patins etc.); a música e outras manifestações populares que acontecem no centro da cidade em meio à camelôs, barracas de comida e feiras de arte; sua vegetação, bombos, favelas, cortiços e moradores de rua, que convivem com as largas avenidas, shoppings e casarões; os deficientes físicos que caminham entre a população e seus animais de estimação, além de outros elementos que se modificam e ganham novas cores com o passar das horas. Com o grupo OPNI. Muro lateral à Unidade, na Rua Viri.
Até 4 de Novembro, de terça a sexta, 10h às 22h; sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, 10h às 19h
SESC Santana
Av. Luiz Dumont Vilares, 579 (Santana) 
Tel: (11) 2971-8700
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Landell de Moura: um gênio brasileiro
Padre Roberto Landell de Moura nasceu em Porto Alegre e viveu de 1861 a 1928. Embora muitos não saibam, foi ele quem inventou o rádio no século XIX e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas. Landell realizou a primeira transmissão da voz humana em São Paulo, que percorreu uma distância de 8 quilômetros entre os bairros de Santana e a Av. Paulista, e por isso é considerado o pai brasileiro do rádio. A emissão da voz abriu naquele ato a era das comunicações. Padre Landell registrou suas patentes no Brasil e no exterior, mas ainda assim nunca foi reconhecido por sua façanha.
Até 30 de Dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h e sábados (até 26/11) das 9h às 16h
Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 (Lapa) 
Tel: (11) 3672-0456
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

MAC em Obras
A exposição é uma preparação para outra, a de abertura do novo prédio do Museu, no final do ano, no local que abrigava o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no Ibirapuera. Além disso, ao mostrar ao público o processo de conservação, recuperação e restauro das 19 obras que estão sendo preparadas, busca questionar o papel dos museus perante o público.
Até 27 de Novembro, terça a domingo, das 10h às 18h
MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Rua da Reitoria, 160 (Cidade Universitária (Butantã)) 
Tel: (11) 3091-3039
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Redes Alternativas
Resultado da pesquisa desenvolvida no MAC USP, a exposição pretende apresentar relações de convergência e/ou paralelismo entre artistas latinoamericanos e do Leste da Europa que buscavam estratégias para ir além da censura imposta pelos regimes ditatoriais em seus países nas décadas de 1960 e 1970. As redes alternativas de trocas de trabalhos artísticos tinham o correio como meio privilegiado nesse circuito de comunicação abrangente, alheio ao mercado de arte e aos centros artísticos hegemônicos. A fotografia, como registro de performances e ações, teve presença estratégica naquele momento.
Até 18 de Dezembro, de terça a quinta, das 10h às 20h; quarta, sexta, sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Rua da Reitoria, 160 (Cidade Universitária (Butantã)) 
Tel: (11) 3091-3039
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Chelpa Ferro
Em 1993, o Chelpa Ferro realizou sua primeira apresentação ao vivo dentro do projeto CEP 20000, organizado pelo poeta Chacal. Interessado na expansão do universo sonoro-visual e na descoberta de maneiras diferentes de organizar suas improvisações, o grupo vem desenvolvendo sua linguagem. Em função da busca por “novos” sons e por possibilidades diferentes de orquestração e montagem, O Chelpa Ferro trabalha com a pesquisa de fontes sonoras acústicas e eletrônicas, com a construção de “máquinas e mecanismos sonoros”, e com a utilização, não-convencional, de instrumentos musicais tradicionais. A isto se soma um diálogo, também ininterrupto, com o cinema, vídeo, teatro e a dança. Nas instalações/concertos o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar onde se constrói essa experiência com conceitos como textura, organização espacial, sobreposição, perspectiva, densidade, velocidade, repetição, fragmentação, etc. A proposição de um estado de curiosidade e disposição contemplativa para a escuta e a discussão das relações dos sons com o espaço são as idéias principais sobre as quais se apóiam os trabalhos do grupo.
Até 8 de Janeiro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados das 11h às 17h.
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Escultura Aventura – Arte que (quase) se move
Uma visita ao Museu pode ser uma experiência criativa, que vai além da simples observação das obras de arte. É isso que pretende mostrar a exposição Escultura Aventura – Arte que (quase) se move. A ideia da curadora Katia Canton, docente do Museu, foi criar uma exposição lúdica pensada para grupos de escolas e famílias -crianças e adultos - que ali podem interagir e complementar seus conhecimentos. O título da mostra alude à aventura que o visitante vai encontrar, como uma experiência divertida e curiosa, que envolve o ver (esculturas) e o ler (legendas e textos), presentes na exposição, assim como também o imaginar e o inventar, com o escrever (frases e poemas) e o desenhar (projetos de novas esculturas), usando para isso a mesa-ateliê instalada no próprio espaço. Ao mesmo tempo em que proporciona essa relação criativa, divertida e íntima com a arte, a exposição também oferece uma coleção das mais importantes esculturas que compõem o acervo do MAC USP. Os visitantes terão a chance de ver de perto obras de Umberto Boccioni, Alexander Calder, Jesús Rafael Soto, Waldemar Cordeiro, Mary Vieira, Franz Weissmann, Barrão, José Carratu e Luiz Hermano.
Até 29 de Janeiro, terças e quintas das 10 às 20; quartas, sextas, sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas. Fechado às segundas.
MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Rua da Reitoria, 160 (Cidade Universitária (Butantã)) 
Tel: (11) 3091-3039
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Frans Krajcberg
O Museu Afro Brasil inaugura a exposição KRAJCBERG, o Homem e a Natureza no Ano Internacional das Florestas, com 31 trabalhos em suportes diversos, como esculturas, relevos, back-light e fotografias, algumas delas inéditas, celebrando os 90 anos de vida de Frans Krajcberg e prestando uma homenagem ao Ano Internacional das Florestas, decretado pela ONU. Com curadoria de Emanoel Araujo, o artista e ativista ambiental solta novamente seu grito em defesa da natureza e chama a atenção para a destruição das florestas brasileiras. Uma escultura inédita, de 4,5m será exibida na mostra, bem como inúmeras fotografias registrando as queimadas e devastação que destroem a riqueza natural defendida por Krajcberg.
Até 6 de Novembro, de terça a domingo das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

CadaVer
Um desenho coletivo a ser realizado dia-a-dia por um artista diferente. Os 52 artistas do grupo cadaVer vão se revezar durante os 159 dias de duração com uma intervenção artística no corredor de acesso à sua Grande Sala. Não há temática pré-estabelecida para o desenho, apenas o material a ser utilizado: canetas hidrográficas, a nanquim e para apagar. Isso porque os artistas, além de acrescentar novos traços ao desenho já criado, poderão apagar trechos já desenhados antes. A ideia do novo Projeto Parede, que nunca apresentou um work in progress desde seu início, em 1996, é aproximar do público o trabalho de criação do artista. Qualquer espectador que comparecer ao MAM terá a oportunidade de observar o artista em pleno processo de realização da obra, trazendo o ateliê para dentro do museu.
Até 18 de Dezembro, de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)
MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
Parque do Ibirapuera (portão 3) (Indianópolis) 
Tel: (11) 5085-1300
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Lasar Segall Processos
A presente mostra de longa duração, com obras e fotografias do nosso acervo, cobre toda a trajetória artística de Lasar Segall, mas dá destaque especial ao seu processo de criação. Idéias sugeridas pela realidade observada, tanto em alto mar como nas cidades e campos brasileiros, foram rotineiramente registradas pelo artista em diferentes papéis, blocos e cadernos de anotação. São desenhos rápidos, registros de questões temáticas ou compositivas depois desenvolvidas na gravura, escultura, aquarela ou pintura. Ele também se serviu da fotografia como instrumento de trabalho, fixando poses e cenas que desejava explorar na obra plástica. Nesta exposição, é possível perceber, em certos pequenos desenhos, a gênese de algumas grandes telas. Também é possível acompanhar a reafirmação do seu repertório poético e a reiteração de questões formais, traduzidas nas várias linguagens de que se serviu, desde os primeiros trabalhos na Alemanha até a última produção da década de 1950, no Brasil.
Até 14 de Outubro, de terça a sábado e feriados das 14h às 19h; domingos das 14h às 18h
Museu Lasar Segal
R. Berta, 111 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5574-7322
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

3 Escultores Mineiros
Os três artistas mineiros, Artur Pereira (1920-2003), Geraldo Teles de Oliveira – G.T.O. (1913-1990) e Jadir João Egídio (1933), estão reunidos nesta mostra que, por meio de aproximações e distanciamentos entre as respectivas produções, demonstra a singularidade destes mestres populares da escultura em madeira. Celebrados pela crítica, o trio comunga o virtuosismo do fazer e apurada sensibilidade plástica, atributos que podem ser conferidos nas 14 grandes peças reunidas na mostra. “Suas esculturas sugerem a intimidade de uma relação que se constrói a partir da observação contínua, lenta e acumulativa das coisas e do mundo”, afirma a curadora Taisa Palhares. Apoiados na cultura regional, os três esculpem a partir de blocos inteiriços que mesmo depois de entalhados conservam algo de sua forma original. A relação homem e natureza, as dimensões espirituais e terrenas da existência, segundo Palhares, permanecem em profunda simbiose na expressão artística de cada escultor.
Até 1 de Outubro, segunda a sexta, das 11h às 19h, sábados das 11h às 15h
Galeria Estação
Rua Ferreira de Araújo, 625 (Pinheiros)
Tel: (11) 3813-7253
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Cuca No Jardim
Recomendação: Livre
A fim de aliar arte cinematográfica e educação ambiental, o artista Alê Abreu convida Cuca - seu mais novo personagem - a passar uma temporada no hall do CineSESC onde foi construído um mundo mágico e colorido. Dessa forma, os caminhos da obra de Alê Abreu e da proposta do Ano Internacional das Florestas se cruzam e permitem ao CineSESC uma ambientação baseada no conceito de responsabilidade ambiental que utiliza a linguagem do cinema como condutora desse “passeio”. E, no trajeto que une a arte e meio ambiente, a alegria da discussão e do pensar surge entre uma sessão e outra, colorindo o espaço.
Até 24 de Outubro, Todos os dias, das 14h às 21h30.
Cine SESC
Rua Augusta, 2075 (Cerqueira César) 
Tel: (11) 3087-0500
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Arpilleras da resistência política chilena
O Memorial da Resistência de São Paulo apresenta a exposição Arpilleras da resistência política chilena, com 28 trabalhos em tecido, realizados nos anos 1973 e 1980, além de documentos, livros e o vídeo Como alitas de chincol, 2002, que narra a história das arpilleras dentro do contexto político chileno. A arpillera é uma técnica têxtil com raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras de Isla Negra, região localizada no litoral chileno. Neste trabalho, retalhos e sobras de tecidos são bordados sobre sacos de batatas ou de farinhas. Seguindo a técnica das arpilleras originais, as peças apresentadas nesta exposição foram criadas em oficinas e montadas em suporte de aniagem, pano rústico proveniente de sacos de farinha ou batata, que geralmente são fabricados em cânhamo ou linho grosso.
Até 30 de Outubro, Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Memorial da Resistência
Lgo. Gen. Osório, 66 (Luz)
Tel: (11) 3335-4990
Ingressos: Grátis
Este espetáculo foi avalido, por nossos leitores, 1 vez(es). 1 avaliação como Excelente! Altamente recomendável.. Alguns leitores(as), além de avaliar o espetáculo, efetuaram um comentário. Eis o que opinaram:
Kátia Felipini Neves: Atenção! A exposição é no Memorial da Resistência, no mesmo prédio da Estação Pinacoteca, no Largo General Osório, 66 - Luz(não na Pinacoteca do Estado). A entrada ao Memorial e à exposição é gratuita.
Clique e avalie você também!
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Além da Biblioteca
Livre.
A exposição reúne obras que encontram sua configuração ideal no livro, evidenciando dois aspectos deste objeto: sua forma e seu conteúdo funcional. Os trabalhos apresentados levantam especificidades formais do livro, que não deve ser visto como mero objeto, e sim como uma sequência de espaços, na definição de Ulises Carrión. As obras aqui expostas exploram a espacialidade do livro com a naturalidade de quem pertence ao universo criado por esse objeto, que é ao mesmo tempo mundano e enigmático. Ao mesmo tempo que suporte e forma, o livro está presente nessas obras também com suas diferentes funções dentro do nosso cotidiano, afinal, este é o objeto usado pelas idéias como meio e veículo. Além da Biblioteca apresenta o atlas geográfico, o álbum de figurinhas, o dicionário, a enciclopédia, o romance, o caderno de desenho, o caderno de partitura, o livro de poesia, o flip-chart, e por aí vai. Ao lançar um olhar sobre obras de arte que são livros, Além da Biblioteca disponibiliza ao público um recorte significativo da produção de arte contemporânea, respeitando as necessidades expositivas peculiares do livro de artista.
Curadora: Ana Luiza Fonseca. Lista de artistas: Ana Luiza Dias Batista, Coletivo Zine Parasita, Daniel Escobar, Edith Derdyk, Fabio Morais, Jorge Macchi, Lucia Mindlin Loeb, Marcius Gallan, Marilá Dardot, Nicolás Páris, Odires Mlászho
Até 23 de Outubro, De terça a sábado e feriados das 14h às 19h. Domingos das 14h às 18h
Museu Lasar Segal
R. Berta, 111 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5574-7322
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Live Painting - Rafael Calixto
A loja de Artes da Livraria Cultura no Conjunto Nacional – já consolidada como uma verdadeira galeria de arte – onde realiza, “entre livros”, exposições de artistas de diferentes estilos – inaugurou em maio a 1ª edição do Live Painting Livraria Cultura. A pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos. O movimento, que vem ganhando força desde a década de 90, conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros. O projeto tem curadoria de José Carlos Honório – artista plástico, escritor e responsável pelo acervo de livros de artes da Livraria Cultura. A programação conta com grandes artistas convidados como Rafael Lucena, João Pirolla, Rafael Calixto, Camila Morita, Alexandre Soma, Anna Anjos e Xavier Lima. A ação tem como objetivo apresentar ao público obras diferenciadas, suas formas de criação e técnicas. As intervenções acontecerão sempre a partir das 9 horas da manhã no último sábado de cada mês. As performances poderão ser acompanhadas ao vivo pelo público, e o resultado de cada obra ficará exposto na vitrine da loja de Artes, em frente ao Cine Livraria Cultura. Neste mês, Rafael Calixto desenhará 3 personagens interagindo com elementos que estão dentro da loja. O trabalho será desenvolvido apenas com latéx e caneta posca.
Até 21 de Outubro, De segunda à sábado, das 10h às 22h e domingos, das 14h às 20h
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3170-4033
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Projeto Intervenções - Regina Silveira
Intervenções tem como objetivo apresentar artistas contemporâneos, no espaço interno (jardim) do Museu Lasar Segall. Cada artista deve apresentar um projeto de instalação/intervenção, propiciando ao público visitante uma reflexão sobre as relações entre espaço arquitetônico, espaço público e artes visuais. A segunda artista convidada em 2011 é Regina Silveira, que apresenta o trabalho Glossário 2 (Azul), instalação em vinil adesivo com a palavra LUZ projetado para a estrutura metálica/vidro do Museu. É a primeira vez que a conceituada artista expõe no Museu. Regina Silveira descreve a obra como “um inventário sobre a luz, tratada como conceito, palavra-imagem e fenômeno. O trabalho foi criado em 2010 para fachada curva envidraçada do hall de entrada do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, como junção aleatória de tipologias diversas que escrevem a palavra “LUZ”, recortada e vazada em material transparente e colorido, com a intenção de compor uma espécie de vitral “impermanente”, em termos de cor-luz, efeitos e reflexos.
Curadores: Jorge Schwartz e Marcelo Monzani.
Até 23 de Outubro, De terça a sábado e feriados, das 14h às 19h e domingos, das 14h às 18h
Museu Lasar Segal
R. Berta, 111 (Vila Mariana) 
Tel: (11) 5574-7322
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Arte nos Tempos do Café
A exposição apresenta obras de Tarsila do Amaral, Clóvis Garciano, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Lasar Segal que abordam, de alguma maneira, a economia cafeeira.
Até 20 de Novembro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Palácio dos Bandeirantes
Av. Morumbi, 4.500 (Morumbi)
Tel: (11) 2193-8282
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Esculturas Urbanas
A Praça Victor Civita recebe, entre 4 de agosto e 02 de outubro, a Exposição Esculturas Urbanas. A mostra reúne as obras dos 15 vencedores do Concurso Esculturas Urbanas, promovido pela TetraPak. Criados com materiais provenientes da reciclagem de embalagens longa vida, os trabalhos expostos foram produzidos por jovens estudantes dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, Design Gráfico e Industrial de todo o país. A exposição tem como objetivo levar ao público a reflexão em relação à temática da sustentabilidade por intermédio da produção artística contemporânea brasileira, evidenciando a importância da reciclagem e da coleta seletiva. Selecionados por uma comissão de renomados profissionais, os trabalhos apresentaram como principais critérios de avaliação o uso criativo e visibilidade dos materiais reciclados, a qualidade dos projetos apresentados, solução plástica, ineditismo, contemporaneidade, entre outros aspectos.
Até 2 de Outubro, Diariamente
Praça Victor Civita
Rua Sumidouro, 580 (Pinheiros) 
Tel: (11) 3037-8696
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Alê Abreu
Recomendação: Livre
O espaço dedicado à geração de artistas ligados às novas tecnologias e suportes, abrirá uma retrospectiva especial da obra de Alê Abreu. Os personagens, os traços, as texturas e os universos lúdicos criados pelo animador/cineasta desde o início de sua carreira serão expostos através de painéis e instalações conceituais.
Até 22 de Outubro, De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h
Simple Micro Art Gallery
Rua Santonina, 75 - cjs. 11 e 31 (Vila Madalena)
Tel: (11) 3032-4377
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Paulo Mendes da Rocha
A exposição apresenta uma seleção de projetos arquitetônicos e urbanísticos de grande a pequeno porte, apresentados ao público em painéis especialmente desenhados pelo próprio arquiteto para esta mostra, além de maquetes e um vídeo inédito sobre sua carreira e obra. Os painéis reúnem material gráfico bastante diversificado e ilustrativo, incluindo desenhos, croquis, perspectivas, fotografias, plantas, elevações e outros documentos que oferecem um panorama amplo e atualizado de seu pensamento e de suas realizações. A mostra apresenta ainda uma série de outros trabalhos importantes de Paulo Mendes da Rocha, no Brasil e no exterior, como a Biblioteca de Alexandria ou o estudo de reorganização urbanística da Baía de Montevidéu, além de residências, capelas e edifícios públicos.
Até 23 de Outubro, De Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Superfícies em Expansão - João José Costa
A exposição propõe um recorte na obra de João José Costa com trabalhos em óleo sobre tela e outras técnicas sobre papel, em sua maioria dos anos 1950 e 60. Abrangendo cerca de 40 obras, a mostra ressalta o difícil jogo entre a racionalização da forma e um certo lirismo na disposição dos elementos geométricos, aspecto que particulariza sua obra no âmbito da arte construtiva local.
Até 23 de Outubro, De Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Everybody Knows This Is Nowhere
A exposição Marina Rheingantz, é o resultado de um projeto que a artista vem desenvolvendo há algum tempo, envolvendo pinturas a óleo, em geral realizadas a partir de fotografias, desenhos, imagens de memória ou extraídas da mídia, nas quais opera uma redução geométrica da paisagem, em jogos de textura e tons rebaixados. Nas telas expostas pinceladas grossas fazem com que o fundo envolva as figuras, empurrando-as para o primeiro plano. Não se vê pessoas nas pinturas de Marina, exceto um provável espectador interno observando o mundo sem ninguém, e os objetos mais distantes se diluem no espaço ou se projetam para a frente.
Até 23 de Outubro, De Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Efêmera paisagem
Alberto Bitar apresenta fotografias e um vídeo na exposição em que trabalha a apreensão do que é passageiro, operando distorcões de formas e cores sem, no entanto, abandonar completamente o registro da paisagem. Fotografando habitualmente de dentro de um carro em movimento, Bitar costuma apresentar o resultado como sequências. A fotografia é conduzida aqui a um território incerto, sobrepondo as noções de passagem, transitoriedade e apagamento. Já no vídeo que integra a exposição, a representação “realista” da paisagem é retrabalhada com recursos de positivo e negativo e pela trilha que alterna o som direto, com ruídos familiares, e a música que imprime tensão, potencializando o que se vê como uma espécie de monumento ameaçador e intransponível.
Até 23 de Outubro, De Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Car Crash e Outros Deslocamentos
Marcos Gorgatti apresenta a instalação Car Crash, com objetos de espuma colorida e laminada, construídos a partir da forma sintetizada de automóveis, a série Deslocamentos, em que o artista se apropria de antigas ilustrações de livros de Educação Moral e Cívica e as aplica em chapas de ferro esmaltadas, e, ainda, Placa-paisagem, obra nos moldes dos símbolos das placas de trânsito, mas que subverte sua habitual função identificadora. O universo das HQs e das artes gráficas em geral, incluindo aí a sinalização de trânsito e o design da publicidade, são presenças marcantes no trabalho do artista. Sua pesquisa flerta a todo momento com as ditas “artes aplicadas”. Suas obras querem estar misturadas no mundo e no cotidiano das pessoas, tal como as revistas compradas em bancas de jornal, as placas de trânsito e os logotipos de uma empresa. Imagens que nos habituamos a ver sem nos perguntar quem as criou e, talvez, sem sequer reconhecer ali propriamente um índice de criação.
Até 23 de Outubro, De Terça a sexta, 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, 10h às 18h
Maria Antonia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3255-7182
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Apropriação – Meu Centro é o Skate
Livre
Idealizada pelo fotógrafo e curador Homero Nogueira, e realizada pela Galeria Olido em parceria com a revista CemporcentoSKATE, a exposição traz fotos e vídeoinstalações que oferecem ao visitante proximidade com as relações interpessoais, o convívio com os transeuntes e a utilização da arquitetura pública e privada por skatistas enquanto percorrem os caminhos da região central de São Paulo. Com 52 fotos e duas vídeoinstalações que brincam com fragmentos da arquitetura da cidade, a exposição traz ainda dois zootropos - considerado um precursor do cinema, o zootropo um sistema de projeção estroboscópico composto por um tambor circular que projeta imagens em movimento em uma superfície. Para celebrar a relação entre as pessoas e a cidade, a mostra ainda convida os visitantes a levarem seus próprios retratos andando de skate pelo Centro de São Paulo, para serem colocados em um painel colaborativo.
Fotógrafos: Atilla Alves Kerman, Alexandre Vianna, Fabio Amad Bitão, Homero Nogueira, Ivan Cruz, Renato Custódio. Video Arte: Renato Zokreta e Flávio Ferraz
Até 2 de Outubro, terça a domingo, das 13h às 20h
Galeria Olido
Av. São João, 473 (Próximo das estações República e Anhangabaú) (Centro) 
Tel: (11) 3331-8399 / 3397-0171
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Paradas em Movimento: Videopoéticas
Nas dez telas de plasma do CCSP, são exibidos filmes e vídeos que reúnem ações de artistas e coletivos. Esta edição traz uma pequena antologia de poéticas em vídeo das últimas três décadas.
Até 29 de Outubro, De terça a sexta, das 10h às 20h, sábado, domingos e feriados, das 10h às 18h
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso) 
Tel: (11) 3397-4002
O horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 22h. Os ingressos também poderão ser adquiridos pelo telefone 4003-2050.
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Cartografia do Desejo: Borges e a Cabalá
O realismo fantástico de Borges possui pontos de confluência com o pensamento da Cabalá. Se para Borges, o texto e suas infinitas combinações, aproximam o autor de um demiurgo, para a Cabalá, a análise certeira de um determinado livro - a Bíblia - dá potencialmente a chave para criar o mundo. Não por acaso, a exposição parte de um livro de artista realizado pelo pesquisador em literatura Saul Sosnowski e pela artista visual Mirta Kupferminc. O livro se desdobra em uma série de intervenções na arquitetura do prédio, propondo um deslocamento da linguagem verbal para o campo da visualidade. Autor de ensaios como “Yo Judío” e de contos como “El Golem”, “El Aleph”, “La Escritura de Dios”, Borges é analisado nesta exposição através do prisma dos seus vínculos com a cultura judaica. A exposição também inclui uma mesa de conversas sobre temas relacionados com Saulo Sosnowski, Mirta Kupferminc, Edith Derdyk, Pablo Gasparini e mediação de José Luiz Goldfarb. De/ Mirta Kupferminc e Saul Sosnowski.
Até 16 de Outubro, De terça a sábado, das 12h às 19h e domingos, das 11h às 19h
Centro da Cultura Judaica
Rua Oscar Freire , 2500 (Estação Sumaré do Metrô - Linha Verde) (Perdizes) 
Tel: (11) 3065-4333
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

O Secreto Discurso do Olhar
A exposição O Secreto Discurso do Olhar reúne 29 obras, entre pinturas, gravuras e desenhos de artistas de diferentes momentos da arte brasileira. Desde a Academia, com obras como o óleo Retrato de Moça, de Belmiro de Almeida, até autores contemporâneos como Siron Franco, Mário Gruber e Carlos Araujo, passando por autores clássicos do modernismo brasileiro, tais como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, entre outros. A mostra está dividida em quatro blocos que respondem a diferentes estados do olhar humano: indagação, tristeza, introspecção e sossego.
Até 30 de Outubro, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
MAB-FAAP
Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 (Higienópolis)
Tel: (11) 3662-7197
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Tributo a Arcangelo Ianelli
Em Tributo a Arcangelo Ianelli, estão expostas 43 obras, entre desenhos a carvão, guaches, pastéis e aquarelas, óleos sobre tela e sobre madeira, serigrafia e uma escultura em mármore de Carrara, que apresentam todos os momentos do artista, desde a década de 1940 até 2003. Duas delas estão em exposição permanente: uma escultura em mármore disposta no jardim e um dos vitrais do grande painel do saguão do prédio 1 da FAAP.
Até 30 de Outubro, De terça a sexta-feira, das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
MAB-FAAP
Rua Alagoas, 903 - Prédio 1 (Higienópolis)
Tel: (11) 3662-7197
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

A Poética dos Volumes
Mary Carmem Matias apresenta suas obras feitas com aço, alumínio e bronze em mais de 20 trabalhos distintos.
Até 30 de Setembro, De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h
Espaço Cultural Citi
Av. Paulista, 1111 (Paulista )
Tel: (11) 4009.3000
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Cidade Adoniran
O projeto apresenta uma exposição de imagens de São Paulos fetas pelo fotógrafo Otavio Valle, inspiradas em canções de Adoniran Barbosa.
Até 30 de Setembro, De segunda a sexta, das 9h às 22h; sábados, das 9h às 18h
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245 (Consolação) 
Tel: (11) 3234-3000
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.
Quero ser avisado(a) quando Adoniran Barbosa seja mencionado no Guia Cultural Sampa Online.

Acervo Vivo: Geraldo Barros
O projeto Acervo Vivo é uma iniciativa com o objetivo de resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS. A nova edição do projeto apresenta obras fotográficas de Geraldo de Barros, um dos grandes expoentes da fotografia moderna no Brasil. A exposição Acervo Vivo: Geraldo de Barros apresenta peças da coleção MIS que demonstram a diversidade da produção do artista do final da década de 1940 e início da década de 1950. A seleção de obras, que ficou a cargo de André Sturm, diretor executivo do MIS, contempla as Fotoformas, passa pelas experiências com desenhos livres sobre negativos, e chega à sobreposição de negativos. Nas fotografias de Geraldo de Barros, é possível observar diversas técnicas: solarização, desenho sobre negativo com ponta seca e nanquim, manipulação e sobreposição dos fotogramas e recorte, entre outras.
Até 30 de Outubro, De terça a sábado, das 12h ás 19h e domingos, das 11h às 18h
MIS - Museu da Imagem e do Som (174 lugares)
Av. Europa, 158 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2117-4777
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Orlando Azevedo – Monte Roraima, Paraíso Perdido
Certamente um dos lugares mais antigos e desconhecidos do planeta, O Monte Roraima, situado ao norte do estado de Roraima, marca a divisa de três países da América do Sul: Brasil, Venezuela e República Cooperativa da Guiana, antiga Guiana Inglesa. Integra o maciço de Paracaima a cuja formação geológica peculiar e única se dá o nome de meseta – ou tepuis para os venezuelanos – cujo topo aplainado forma um planalto com 17 km de extensão e 6 km de largura. O Monte Roraima foi descoberto em 1595 pelo expedicionário inglês Walter Raleigh, em busca de tesouros que se acreditava existirem na região que a descreveu coberta de cristais e lendas embora não tenha atingido seu cume o que veio a ocorrer somente em 1884 pelo botânico inglês Everard Im Thurn que encontrou a rota de acesso pelo lado venezuelano. Seus relatos de expedição e viagem foram tão impressionantes que o famoso escritor inglês Conan Doyle (criador do personagem Sherlock Holmes) neles se inspirou para escrever O Mundo Perdido, em que se basearia um filme lançado em 1925 com o mesmo nome (The Lost World). Lendas mantidas vivas pelos índios fazem com que os visitantes e estudiosos digam ter visto criaturas préhistóricas, ou ouvido urros estranhos e horrendos quando alojados na área do Monte Roraima. Mas os únicos seres vivos registrados no topo do Monte são alguns insetos, entre eles a peculiar borboleta-tigre e o sapo de nome científico Oreonphynellia Queichil (um sapinho preto da barriga vermelha, do tamanho da unha do dedão). Estima-se que pelo menos 400 tipos de bromélias e mais de 2.000 tipos de flores e samambaias compõem a diversidade da flora. Isoladas ao longo de milhões de anos, forçadas a adaptar-se por causa da falta de nutrientes do solo, elas evoluíram em novas espécies - as bromélias, por exemplo, criaram surpreendentes hábitos carnívoros, alimentando-se de insetos. (Fernando Kitzinger Dannemann)
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Artistas Contemporâneos do Benin
A grande tradição artística do povo do Benin, dos tempos áureos de suas cortes reais, do antigo Reino do Dahomey, reflete ainda hoje na contemporaneidade daquele lindo país da costa Atlântica da África Ocidental, com seu povo lindamente vestido, seus torsos de sedas brilhantes e belíssimos panos da costa, além da beleza natural de homens e mulheres. Assim, a tradição criativa de seus artistas vem de longas datas memoráveis até agora, onde essas obras circulam entre Londres e Paris, Suíça e Alemanha. Essa pequena mostra da jovem arte do Benin faz com que nos tornemos mais próximos da linguagem contemporânea que vem da África, livre dos aspectos às vezes perturbadores de uma percepção mais plena dessa contemporaneidade. De Aston e suas assemblages, construídas com os mais diversos materiais reciclados; do surrealismo instigante das pinturas de Zinkpè com fundos negros povoados de estranhos seres; da pintura matéria de Tchif, colorida como se abstrata fosse, no entanto elas lembram escavações e pinturas rupestres; do Quenum, outro vigoroso pintor de traços marcadamente gráficos, uma nova figuração que se aproxima do grafite e das ruas; e a bela e delicada Edwige Aplogan, uma pintora singular de transparentes telas e uma escultura que se expressa com o mais representante dos símbolos do vodum, os transparentes e luminosos Legbas, o nosso muito conhecido Exu. (Emanoel Araujo)
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Fernando Goldgaber, de olhos abertos para o Brasil
Depois de vinte e três anos chega este momento que ele sempre sonhou, que era ter a fotografia reconhecida como arte e um livro sobre a captação dos instantâneos cotidianos, que tanto ele gostava de clicar. Gostava da foto em preto e branco e nem podia imaginar as máquinas digitais atuais, com toda a tecnologia e a imagem imediata. Os livros, também sua grande paixão, sempre constante no seu dia a dia, abrangendo toda a gama de assuntos; e, nos últimos anos de vida, com limitações para enxergar e andar, tinha a ida aos sebos e livrarias, sua alegria maior, e também a busca para a pesquisa e a leitura feita por várias pessoas, conhecidas ou não; o que era uma das características de sua personalidade, a ajuda ao próximo. Era um bom ser humano, apesar de momentos tempestuosos, mas ficou numa grande felicidade com os netos, que curtia muito, e fazia questão de sempre estar perto, e aí era sempre de uma concessão irrestrita. Acho que Emanoel Araujo, que é o mentor da ideia da exposição e do livro, não sabia da grande felicidade do meu pai, em vê-lo alcançar tantos patamares importantes, pois o conheceu no início da carreira com seus gatos e sempre acreditou no seu potencial e gostava dele de graça. Palmas para os dois, pois são pessoas raras de encontrar nos dias atuais. (Silvia R. Goldgaber Borges)
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Ruth de Souza - A Sacerdotisa da Dramaturgia
Ruth de Souza não é apenas uma atriz negra batalhadora. É uma grande atriz, matéria bem mais complexa. Consegue condensar no tipo físico, maneira de ser em cena, falar, olhar, portar-se, as densidades e dores dos oprimidos. Se na órbita pessoal é tímida, discreta, ser de nenhuma bulha, em cena alardeia os megatons de eletricidade, magnetismo e comoção inexplicáveis, matéria secreta d'alma e sensibilidade inerente a todo grande criador. O artista de alta qualidade possui o dom misterioso (carisma) de chegar aos demais sem qualquer explicação mas, também, depois de todas as explicações. Não é necessário saber por que Picasso é grande. Basta ver-lhe um quadro. É imediato. Mas se depois de todas as análises o espectador desejar, também encontrará o artista maior. Não há explicações para os primeiros acordes da Quinta Sinfonia de Beethoven. Basta ouvi-los. É a certeza de estar diante de um monumento. Mas se quisermos explicações musicais a posteriori também as haverá. Ruth de Souza possui essa marca divinatória, o carisma. É imediata mas resiste aos embates da mediatez. Diante de seu rosto sabemos estar perante as pulsações pungentes e pingentes do drama de viver. Nele se escondem emoções da sensualidade guardada, das discriminações de todo jaez, dos gritos dos oprimidos. O rosto é expressionista e doloroso; consegue, porém, as iluminações da comédia, embora vocacionado para o sofrimento. (Artur da Távola)
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Tetê de Alencar - Cinderella Flash
O êxtase da Cinderella Flash é experimentar as sensações do luxo e eternizá-las em instantâneos mágicos, feitos no rigor da pressa, mas, com o traço do desejo realizado. Tetê de Alencar (Iguatu, CE, 1964) veste-se com roupas de estilistas famosos para se auto-fotografar, de modo sub-reptício, na intimidade das cabines de provas destes templos atuais. Numa atitude de feminismo reverso, a provocante artista desafia o sex appeal da moda, subverte as regras do consumismo e da vigilância ilimitada. E neste mundo, onde uma imagem vale mais que mil palavras, Tetê de Alencar já acumula mais de 150 autorretratos vestida com Alexander McQueen, John Galliano, Jean Paul Gaultier, Louis Vuitton, Christian Dior. Uma fábula. Para sua surpresa, a idéia conquistou um público desejoso de embarcar no seu ato transgressor e de mirar-se na “fonte do desejo” da Cinderella Flash. Esta reação deu a Tetê o interesse de expandir e compartilhar o trabalho em ações públicas. Em 2008, o projeto Cinderella Flash levou 40 mulheres às ruas de Londres, entre estas a escritora Susie Orbach e a jornalista Liz Hoggard, do Daily Teleghaphe. Contando ainda com a participação via e-mails de artistas e de colaboradores de diversos países. Em tempo: um convite para o próximo ato de rebeldia está no ar. (Dodora Guimarães)
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 17h
Museu Afro Brasil
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Ibirapuera )
Tel: (11) 5579-0593
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Mariko Mori – Oneness
A mostra reúne instalações, esculturas, vídeos, fotografias e desenhos da artista plástica japonesa Mariko Mori, que apresenta, pela primeira vez no Brasil, um panorama de sua produção. Os trabalhos mesclam elementos da cultura pop, tradição japonesa, moda, design e alta tecnologia. A obra da artista se vale da tecnologia e da arte de vanguarda para compor elementos interativos e de forte impacto físico e visual.
Até 16 de Outubro, Terça a domingo, das 09h às 20h
Centro Cultural Banco do Brasil (125 lugares)
Rua Álvares penteado, 112 (Centro) 
Tel: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Tex Willer
A mostra apresenta parte dos mais de três mil itens sobre Tex Willer pertencentes ao colecionador Adriano Rainho.
Até 28 de Outubro, segunda a sexta-feira das 8h às 17h; e aos sábados das 8h às 12h
Biblioteca Nair Lacerda
Praça IV Centenário, s/nº (Centro - Santo André)
Tel: (11) 4433-0154
Ingressos: Grátis
(A abertura da exposição vai acontecer no Saguão do Teatro Municipal de Santo André, às 13h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Cildo Meireles - Rio Oir
O Itaú Cultural chega à décima edição do projeto Ocupação com a exposição da obra rio oir, de Cildo Meireles. Concebido pelo artista em 1976, o trabalho é pela primeira vez executado e apresentado. Diferente das outras edições, em que o tema da mostra era a vida e a obra de um artista-referência, dessa vez o projeto Ocupação apresenta um trabalho único, composto de um disco de vinil, cujo áudio poderá ser ouvido no espaço cenográfico criado pelo curador do projeto, Guilherme Wisnik, e pela designer da obra, Noni Geiger. Um dos lados desse vinil traz uma composição de diferentes sons de rios, captados pelo artista e sua equipe em diversas partes do Brasil: a Estação Ecológica de Águas Emendadas, no Distrito Federal; o Delta do São Francisco, entre Alagoas e Sergipe; a Foz do Iguaçu, no Paraná; e o Rio Araguari, no Amapá; e de águas residuárias, de descargas e torneiras, por exemplo. O outro lado do vinil foi construído com sons de risadas. No espaço cenográfico ainda serão apresentados imagens e vídeos da expedição que percorreu o país em busca dos sons para compor a obra.
Até 2 de Outubro, De terça a sexta, das 09h ás 20h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Itaú Cultural (255 lugares)
Avenida Paulista, 149 (próximo à Estação Brigadeiro do metrô) (Paraíso) 
Tel: (11) 3268-1700
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Corte Construtivo
O advento da Bienal de São Paulo, nos anos 1950, foi decisivo para o surgimento do espírito construtivo brasileiro. Vários desdobramentos da contemporaneidade foram formulados nessa década, revolucionária para o desenvolvimento da visualidade do nosso tempo. Artistas como Antonio Maluf, Aluísio Carvão, Fernando Lemos, Ivan Serpa, Judith Lauand, Luiz Sacilotto, Lothar Charoux, Raymundo Colares e Willys de Castro, representados nesta exposição, influenciaram gerações da nossa arte Comtemporânea, em aspectos formais e filosóficos, tornando este período da arte brasileira o mais reconhecido internacionalmente.
Até 29 de Outubro, De segunda e sexta, das 10h ás 19h e sábado, das 12h às 16h
Galeria Raquel Arnauld
Rua Fidalga, 125 (Vila Madalena )
Tel: (11) 3083-6322
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

José Resende
A Galeria Raquel Arnaud irá receber, a partir do dia 23 de agosto, exposição inédita do artista plástico José Resende. Constituída por 24 trabalhos de diferentes dimensões, feitos em materiais como vidro, cobre, espelho, mercúrio, bronze e seda vermelha, a exposição ficará em cartaz até o final do mês de outubro, com entrada gratuita. “Os trabalhos que serão expostos na Galeria Raquel Arnaud são justamente aqueles que inauguram as questões que se tornaram presentes em minha produção mais recente, mostradas em parte no ano passado em Salvador e no Rio de Janeiro. No entanto, é esse conjunto que será exposto em São Paulo que indica as novas direções que tenho incorporado em minha produção”, revela José Resende. No espaço expositivo da Galeria serão dispostas obras novas, nunca mostradas anteriormente, formadas por dois conjuntos de nove peças cada um, além de seis desenhos executados com bastidores de fibra, seda vermelha e cobre. No primeiro conjunto, os materiais utilizados são: espelho, vidro, mercúrio, parafina e seda vermelha; no segundo conjunto: bronze, vidro, parafina e seda vermelha. “O número de peças e a forma como serão expostas foram pensados de maneira a apresentar os aspectos novos que o trabalho vem assumindo em consonância com o espaço da nova galeria. Trata-se de um conjunto grande de obras cujas dimensões variam segundo o que foi se determinando no seu processo de execução”, conclui o artista.
Até 29 de Outubro, De segunda e sexta, das 10h ás 19h e sábado, das 12h às 16h
Galeria Raquel Arnauld
Rua Fidalga, 125 (Vila Madalena )
Tel: (11) 3083-6322
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

SBT 30 Anos
Acervo inédito com o melhor do arquivo de vídeos, fotos, objetos de cena e figurinos originais da emissora. A mostra celebra os melhores momentos da trajetória de 30 anos de uma das maiores emissoras de televisão do país, por onde passaram e se encontram grandes ícones da TV brasileira. Organizada pelo SBT e pelo muBA, a exposição cenográfica e multimídia é dividida em 7 ambientes: Dramaturgia, Jornalismo, Programas de auditório, Shows, Humor e Realities, Infantis e Institucional - que apresentam a trajetória da emissora fundada em 1981 por meio de programas de TV, documentos, objetos, cenários e fotografias.
Até 24 de Outubro, Segunda a sexta das 9h às 21h; sábados das 9h às 16h
Museu Belas Artes de São Paulo - muBA
Rua Dr. Álvaro Alvim, 76 (Vila Mariana)
Tel: (11) 5576-7300
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

II Mostra do Programa de Exposições 2011
A mostra reúne a produção dos artistas Aruan Mattos e Flavia Regaldo, Bruno Storni, Bruno Vieira, Carolina Caliento, Daniel Scandurra e Rafael Adorjan, inscritos em edital e selecionados por comissão julgadora. Em paralelo, os convidados Gabriela Machado e Tonico Lemos Auad apresentam trabalhos inéditos.
Até 6 de Novembro, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (Piso Caio Graco)
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso) 
Tel: (11) 3397-4002
O horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 22h. Os ingressos também poderão ser adquiridos pelo telefone 4003-2050.
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Geometria do espaço infinito
A exposição apresenta cerca de 70 obras de Antonio Lizárraga (1924-2009) e Paulo Roberto Leal (1946-1991), a fim de examinar alguns desdobramentos do pensamento construtivo na arte brasileira de 1970 em diante. A mostra é a primeira com trabalhos de Lizárraga após sua morte e reúne o conjunto mais representativo de peças de Leal jamais apresentado em São Paulo.
Até 6 de Novembro, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (Piso Flávio de Carvalho)
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 (Paraíso) 
Tel: (11) 3397-4002
O horário de funcionamento da bilheteria: de terça a domingo, das 10h às 22h. Os ingressos também poderão ser adquiridos pelo telefone 4003-2050.
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Live Painting Livraria Cultura - Camila Morita
A loja de Artes da Livraria Cultura no Conjunto Nacional – já consolidada como uma verdadeira galeria de arte – onde realiza, “entre livros”, exposições de artistas de diferentes estilos – inaugurou em maio a 1ª edição do Live Painting Livraria Cultura. A pintura ao vivo, como é conhecida, é a expressão da improvisação performática de seus participantes e costuma acontecer em locais públicos. O movimento, que vem ganhando força desde a década de 90, conta com a participação de artistas de vários gêneros, fortemente marcado pela arte de rua e grafiteiros. O projeto tem curadoria de José Carlos Honório – artista plástico, escritor e responsável pelo acervo de livros de artes da Livraria Cultura. A programação conta com grandes artistas convidados como Rafael Lucena, João Pirolla, Rafael Calixto, Camila Morita, Alexandre Soma, Anna Anjos e Xavier Lima. A ação tem como objetivo apresentar ao público obras diferenciadas, suas formas de criação e técnicas. As intervenções acontecerão sempre a partir das 9 horas da manhã no último sábado de cada mês. As performances poderão ser acompanhadas ao vivo pelo público, e o resultado de cada obra ficará exposto na vitrine da loja de Artes, em frente ao Cine Livraria Cultura. Neste mês, Camila Morita desenvolverá sua intervenção com base nas criações de suas telas, utilizando-se de uma personagem principal interagindo com um cenário bucólico (flores e árvores recortadas em vinil preto) e algumas imagens abstratas coloridas (caneta posca). Farão parte deste cenário alguns animais marinhos, como peixes e anêmonas.
Até 18 de Novembro, De segunda à sábado, das 10h às 22h e domingos, das 14h às 20h
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3170-4033
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

O Universo Maravilhoso dos Cartões Postais
Exposição dos preciosos conjuntos de cartões postais de colecionadores da cidade, e do acervo da Fundação Pró-Memória, com imagens de São Caetano do Sul e de outras cidades do Brasil e do mundo.
Até 30 de Setembro, Segunda a sexta das 9h às 17h; sábados das 9h às 15h.
Museu Histórico Municipal
R. Maximiliano Lorenzini, 122 (Bairro Fundação - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4229-1988
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

São Caetano em Postais
Fotos de 20 pontos diferentes da cidade de São Caetano do Sul, antigas e atuais, que foram transformadas em cartões-postais, integram esta exposição. No local, cartões-postais estão sendo distribuídos a população.
Até 16 de Outubro, Terça a domingo, das 6h às 22h (no Salão Expositivo)
Espaço Verde Chico Mendes
Av. Fernando Simonsen, 566 (São José)
Tel: (11) 4232-5165
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Propagandas de cigarro – como a indústria do fumo enganou as pessoas
A mostra, que reúne propagandas veiculadas nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1950, quando não havia controle sobre a publicidade do produto, apresenta campanhas em que médicos, crianças e até o Papai Noel "vendiam" cigarros. O objetivo é explicitar como a indústria do tabaco manipulou informações, utilizando falsas verdades para camuflar o fato de que seus produtos provocam graves problemas de saúde, como enfisema pulmonar e câncer. Organizada originalmente por médicos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a exposição foi aberta em 2007 e exibida em São Francisco, Boston, Nova York, Filadélfia e Nova Orleans. A coleção original faz parte da Smithsonian Institution de Washington. Para facilitar a visitação das 90 peças expostas no Icesp, a exposição está dividida conforme a temática das propagandas. "Crianças e temas familiares na propaganda de cigarro", "Ídolos do cinema e do esporte fizeram do cigarro um símbolo de status e saúde" e "Pesquisas pseudocientíficas e profissionais da saúde aprovam o cigarro" são algumas das vertentes abordadas.
Até 14 de Outubro, Visitação 24h
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)
Av. Dr. Arnaldo, 251 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3893-2000
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Mapas Invisíveis
Recomendação: Livre
Realizar uma exposição coletiva de arte contemporânea reunindo 10 artistas que apresentarão obras inéditas em suportes distintos sobre um lugar da cidade de São Paulo. Uma cidade é feita de cidades sobrepostas. Há muitos MAPAS INVISÍVEIS nos bairros e regiões de uma metrópole. Eles revelam as diversas camadas de tempo e espaço que aquela cidade viveu, camadas estas que são costuradas pela memória, individual ou coletiva dos moradores daquele lugar. A proposta desta exposição é fazer com que 08 artistas plásticos de grande importância na cena contemporânea brasileira e de diferentes gerações se debrucem sobre os MAPAS INVISÍVEIS de São Paulo. A curadoria, assinada pela curadora Daniela Name, selecionou 10 lugares distintos na cidade, que têm em comum o fato de representarem uma confluência de História e histórias, são bairros, ruas ou regiões que unem mais de uma rua ou travessa que passaram por grandes transformações ao longo do tempo, uma reforma urbana que alterou seu traçado, demolições, reestruturações paisagísticas, deterioração econômica, ou representarem encruzilhadas entre culturas, classes sociais, grupos distintos. A exposição na capital paulista, proposta para a Caixa Cultural dá continuidade ao projeto homônimo do Rio de Janeiro. Em São Paulo, o elenco de artistas escolhidos é diverso em termos de faixa etária, de suporte e de motivações poéticas. A obra dos artistas, confrontada com a cidade, chamaria a atenção da população para seu patrimônio cultural e para sua memória como paulistanos ou cidadãos de diversas procedências do Brasil e do mundo, que São Paulo acolheu como se fossem típicos nativos. Para mostrar os muitos lados, coincidências e contradições de São Paulo, cada artista vai se debruçar sobre um lugar, apresentando obras inéditas em suportes distintos (do vídeo à instalação, da pintura à escultura, da fotografia ao desenho.
Até 30 de Outubro, terça a sábado das 9h às 21h, domingo das 10h às 21h.
Galeria Vitrine da Paulista
Av. Paulista, 2083 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3321-4400
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Iran do Espírito Santo
A Galeria Fortes Vilaça tem o prazer de apresentar a exposição de Iran do Espírito Santo. A mostra reúne uma pintura de parede e esculturas inéditas, que dão prosseguimento a continua investigação do artista sobre a luz e a dobra e seus desdobramentos na esfera conceitual. Nas duas esculturas Espelhos Dobrados, retângulos de espelho são recortados em linhas oblíquas e depois encostados na parede dando a impressão de serem um único objeto dobrado. As superfícies espelhadas são ligeiramente transparentes, criando uma situação de decomposição do espaço no qual elas se inserem. Essas esculturas atuam de forma ativa na percepção do ambiente, uma vez que apreendem também o movimento e o olhar do observador. Em Canto Escuro, a diagonal persiste, mas totalmente construída com ângulos retos. Nesta pintura de parede, a gradação de cinza – anteriormente construída apenas na horizontal ou na vertical – é feita do canto para as extremidades. Quadrados de tamanhos idênticos , como pixels, são perfeitamente alinhados formando a imagem do canto escuro. A obra – pintada à mão sobre a parede, apenas com auxílio de réguas e fitas - sugere uma passagem de luz, ou movimento, sublinhando também o caráter efêmero intrínseco à pintura de parede como prática artística. As esculturas Globos, pousadas sobre uma bancada ao fundo da sala no primeiro andar, alinham-se a um grupo de esculturas dedicadas a fontes emissoras de luz que datam dos anos noventa em diante: velas, castiçais, luminárias, lâmpadas e poste são exemplos anteriores. Modelos de globos de luz originais sofrem pequenas correções de forma que a escultura final, um objeto sólido de mármore branco maciço, aproxime-se de uma forma pura, ideal. Iran do Espírito Santo já participou das 48ª e 52ª Bienais de Veneza, da 19ª Bienal Internacional de São Paulo, da 6ª Bienal de Istambul e da 5ª Bienal do Mercosul. Uma retrospectiva de sua obra foi exibida em 2006/2007 no MAXXI, Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo, Roma, no Irish Museum of Modern Art, Dublin, na Estação Pinacoteca. Suas obras figuram nas coleções do MoMA, Nova York, do Museum of Contemporary Art de San Diego, e do MAXXI, Roma.
Até 1 de Outubro, De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 18h
Galeria Fortes Vilaça
Rua Fradique Coutinho, 1.500 (Vila Madalena )
Tel: (11) 3032-7066
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Paulo Cheida Sans: Lampejos
A mostra Paulo Cheida Sans - Lampejos reúne cerca de 20 criações, entre esculturas e pinturas desse artista que tem mais de 400 mostras em seu currículo. A temática sobre contexto social o tem acompanhado desde muitos anos. Em seus trabalhos quase sempre aparece a gravata, transformada em espécie de arma que simboliza um caminho a seguir. No sábado, dia 3 de setembro de 2011, haverá visita guiada pelo artista, à sua exposição, a partir das 15 horas, com entrada franca.
Até 8 de Outubro, De segunda a sábado, das 10h às 18h (Não abre aos feriados)
Lugar Pantemporâneo
Avenida Nove de Julho, 3653 (Jardins)
Tel: (11) 3018-2230
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Kenichi Kaneko: Agonias e Bonanças
A exposição Kenichi Kaneko - Agonias e Bonanças mostra cerca de 30 pinturas em tinta acrílica desse notável artista japonês de Yokohama, que vive no Brasil desde 1960, e que, com seus 76 anos de idade, sentiu as agruras da II Grande Guerra Mundial em sua infância e o recente impacto do tsunâmi e do acidente nuclear em Fukushima, em 2011. No sábado, dia 3 de setembro de 2011, haverá visita guiada pelo artista, à sua exposição, a partir das 15 horas, com entrada franca.
Até 8 de Outubro, De segunda a sábado, das 10h às 18h (não abre aos feriados)
Lugar Pantemporâneo
Avenida Nove de Julho, 3653 (Jardins)
Tel: (11) 3018-2230
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Claudia Villar: Simbioses
Claudia Villar - Simbioses apresenta 18 esculturas em resina pintada com esmalte sintético. Segundo Nelson Screnci, "Os seres de Claudia Villar agora pertencem aos reinos da natureza e, ao mesmo tempo, a nenhum deles especificamente. Podem ser bichos, pedras ou flores”.
Até 8 de Outubro, De segunda a sábado, das 10h às 18h (Não abre aos feriados)
Lugar Pantemporâneo
Avenida Nove de Julho, 3653 (Jardins)
Tel: (11) 3018-2230
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Exposição Fotográfica - Kebler Nina
Kleber Nina - Olhares em Quadrados A Fnac convida a todos para coquetel de abertura da Exposição de Kleber Nina, Olhares em Quadrados. “Olhares em Quadrados” é a primeira exposição fotográfica de Kleber Nina. Fruto de observações e “olhares”, ao longo dos anos, nas inúmeras cidades do mundo onde esteve, morou ou visitou. Esta mostra possibilita conhecer sua visão diante do óbvio, perceber o desvio do seu olhar para o detalhe, sua maneira de encontrar no comum algo interessante, e conhecer o recorte da realidade em seu enquadramento pessoal.
Até 30 de Setembro, De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 11h às 20h
Fnac Paulista
Avenida Paulista, 901 (Bela Vista)
Tel: (11) 2123-2000
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Você tem medo de quê? - Claudia Jaguaribe
Recomendação: Livre
A primeira etapa do projeto aconteceu entre março e novembro de 2005, quando a pergunta “Você tem medo de quê” foi lançada em uma página da internet e gerou 2.812 relatos sobre medos de diversas naturezas: - de enchentes, de ser discriminado, de ser deletado como um email, de filhos, de elevador, de dormir sozinho em quartos que ficam no fim do corredor de qualquer hotel do mundo. O material constitui um mostruário das inseguranças de todo o País. A videoinstalação atual é a construção de um só corpo, monstruoso, que contém potencialmente alguns dos mais poderosos medos da humanidade. Projetados em cinco telas, os vídeos são uma extensão dos relatos recriados e reinventados em pequenas narrativas. Cada vídeo tem um tratamento próprio, como se tivesse sido feito por um autor diferente, com uma variedade muito grande de recursos: apropriações de conteúdos jornalísticos, imagens do arquivo pessoal da fotógrafa, animações gráficas, imagens abstratas, situações encenadas, ficções construídas a partir de registros documentais. Além disso, uma tela com uma câmera permitirá ao visitante deixar sua própria resposta à pergunta: Você tem medo do quê?.
Até 14 de Outubro, Segunda a sexta, das 9h às 21h, sábados das 9h às 15h
Espaço Cultural Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439 (Consolação)
Tel: (11) 3897-9600
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Edifício Planalto e o Vizinho Fotógrafo
Recomendação: Livre
O Edifício Planalto, no centro da capital, é a inspiração da nova exposição do fotógrafo ensaísta Gal Oppido. Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural em 2002, o Edifício Planalto é constantemente cenário de filmagens e produções. O prédio foi projetado e construído na década de 50 pelo polêmico e intenso Artacho Jurado, autor de inúmeras obras em São Paulo. No total são 30 imagens captadas em câmeras 4x5, eletrônica e via celular/instagram, além de uma série de desenhos realizados pelo autor. Arquiteto de formação, o paulistano Gal Oppido divide com ensaios sobre o corpo e desenhos, obras que são leituras sobre as cidades. Sua primeira foto publicada internacionalmente pela revista francesa Zoom (1986), é justamente uma imagem que estará presente na exposição.
Até 13 de Novembro, De segunda à segunda, das 7h às 22h
UP ART - Espaço Cultural Condomínio Planalto
Rua Maria Paula, 279 (Bela Vista)
Tel: (11) 3846-0919
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

2ª Mostra 3M de Arte Digital
Fundação Memorial da América Latina recebe a 2ª Mostra 3M de Arte Digital, na Galeria Marta Traba. O evento terá em sua abertura, no dia 2 de setembro, uma palestra do curador Julius Wiedemann e do artista plástico Paulo Barcelos e a apresentação Sonematik/concerto de música digital de André Wakko. A mostra vem discutir pelo segundo ano o aumento do uso das ferramentas digitais na produção artística contemporânea. Sob o olhar do curador convidado Julius Wiedemann, apresenta trabalhos de artistas de diversas partes do mundo, com a proposta de trazer ao público brasileiro uma arte conceitual mais digital e interativa, convergente em diferentes mídias – vídeo, computador, celular, cinema – todas aliadas às mais avançadas plataformas tecnológicas. Atenção: na abertura (02 de setembro), acontece uma palestra com o curador Julius Wiedemann e o artista Paulo Barcelos (às 19h) e a apresentação Sonematik/Concerto de música digital, com André Wakko (às 20h).
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 9 às 18h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda (Barra Funda) 
Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Intimidade do Caos
Em sua primeira mostra individual, a artista apresenta nove telas, nas quais trabalhou com tinta óleo e, em algumas peças, utilizou aplicação de textura e objetos. “Venho trabalhando nestas obras desde 2009, quando fazia o trabalho de conclusão de curso da faculdade. Com o tempo, percebi que tinham algo em comum”, explica Stella. “Retrato o caos interior, os conflitos, os medos e as angústias das pessoas. A partir deste ponto, a exposição ganha outro aspecto com a última pintura, Arbítrio, que significa a possibilidade de mudança com toda as suas cores”, completa a artista. O evento de abertura da exposição contará com a participação do músico Lennon Fernandes, o qual compôs nove músicas de acordo com a sua interpretação das pinturas que compõem a mostra.
Até 30 de Setembro, Segunda a sexta das 8h30 às 16h30; sábados das 9h às 14h30
Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa
Rua Senador Flaquer, 470 (Centro - Santo André)
Tel: (11) 4438-9111
Ingressos: Grátis
(Abertura dia 02 de setembro às 19h)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Fronteiras - Paisagens
Exposição fotográfica do sociólogo José de Souza Martins. A mostra integra o Ciclo Roger Casement: Viajantes na Amazônia dos séculos XIX e XX, série de eventos organizada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats, da Universidade de São Paulo, em parceria com a Fundação Pró-Memória.
Até 2 de Outubro, Terça a sexta das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados das 10 às 18h
Centro Universitário Maria Antônia
Rua Maria Antonia, 294 (Vila Buarque)
Tel: (11) 3123 5201
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Rubens Gerchman: Os Últimos Anos
A exposição reúne 22 serigrafias realizadas pelo artista nos cinco últimos anos de sua vida, período em que viveu na cidade de São Paulo e está documentada em catálogo de 36 páginas. Dessas 22 obras, dez pertencem à série Beijos, oito à Série “Banco de trás”; as quatro restantes enfocam ciclistas, surf e praia, temas recorrentes na obra de Gerchman. Foram incluídas ainda como referências de trabalhos realizados anteriormente, quatro outras gravuras de Gerchman: dois “Bancos de trás”, de 1981; “Gramática”, dos anos 70, para aludir à série de suas esculturas com palavras (Cartilha no superlativo) e à sua produção litográfica; e “Lindonéia”, realizada a partir da obra “Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio”, de 1966, obra emblemática da produção do artista.
Até 10 de Novembro, De terça a domingo das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro) 
Tel: (11) 3321-4400 ou 3321-4406
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Diálogos Transversais – Anos 70 e 80
O projeto Acervo Vivo tem por objetivo resgatar a importância de obras de cinema, vídeo e fotografia preservadas pelo MIS em seus quarenta anos de existência. A nova etapa apresenta um recorte da coleção do MIS das décadas de 70 e 80, que conta com filmes, vídeos, fotografias, arquivos sonoros e depoimentos de artistas e pesquisadores de grande representatividade no cenário artístico e cultural. Cristiano Mascaro, Pedro Martinelli, Alex Vallauri, Geraldo de Barros, Luis Sérgio Person e Luc Chessex são alguns dos artistas presentes na mostra. Projeções com trabalhos de cineastas como Tata Amaral, Beto Brant, Tadeu Jungle e Walter Silveira completam a exposição.
Até 2 de Outubro, De terça a sexta, das 12h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h
MIS - Museu da Imagem e do Som (174 lugares)
Av. Europa, 158 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2117-4777
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Velha Ponte de Pedra e Outras Pinturas
A mostra apresenta trabalhos inéditos do artista Rodrigo Andrade. As obras de médio e grande porte fioram criadas a partir de imagens feitas na Escócia.
Até 1 de Outubro, De segunda a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho, 1.360 (Pinheiros )
Tel: (11) 3031-6007
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Ensaio Para a Loucura - Gui Mohallem
Esta mostra explora a imaterialidade e a instabilidade a partir da reinvenção da técnica do retrato. As imagens obtidas são distorções dos rostos, isso porque as fotos são tiradas em movimento – o artista Gui Mohallem gira o retratado de forma a deixá-lo em movimento constante enquanto faz a captura. A mostra trará sete imagens ampliadas em grande formato e um vídeo para complementar. O impacto visual do grande formato dá a sensação de imersão, os visitantes irão sentir como se estivessem dentro de um espiral de movimento, e isso resume o objetivo da exposição.
Até 2 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2594-2601
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Ilustrações
A mostra apresenta 50 ilustrações lúdicas e cheia de cores da designer Roberta Giotto. As obras aparecem em pequenos formatos, pouco convencionais e bastante interessantes ao olhar.
Até 30 de Setembro, Segunda das 12h às 20h; de terça a sexta das 9h às 20h; aos sábados e domingos das 12h às 18h.
Centro de Referência da Juventude (Espaço Estação Jovem)
Rua Serafim Constantino, s/nº (Centro - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4226-5518 / 4226-5720
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Os 50 Anos da Escola Municipal de Idiomas Paulo Sérgio Fiorotti – Educação e Cultura sem Fronteiras
Recomendação: Livre
Exposição em homenagem aos 50 anos desta instituição de ensino, que desde sua fundação, como Curso Municipal de Línguas, promove o aperfeiçoamento profissional, cultural e social de moradores da cidade.
Até 5 de Outubro, Segunda a sexta das 8h às 18h; sábado das 9h às 12h
Centro Digital do Ensino Fundamental de São Caetano do Sul
Avenida Goiás, 950 (Santa Paula - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4221-5702, 4226-2245
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Herta Hemmermeister
Recomendação: Livre
Atuando há mais de 20 anos na região, dentro do estilo contemporâneo, a artista apresenta nessa mostra, trabalhos elaborados com técnicas diferenciadas e em grandes formatos.
Até 29 de Setembro, Segundas a sexta das 9h às 13h e das 14h às 18h
Espaço Expositivo da Associação Comercial de São Caetano - ACISCS
Rua Amazonas, 318 (Centro)
Tel: (11) 2888-3400
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

AVPD - Aslak Vibæk e Peter Dossing
Os artistas criam obras nas quais a visão do observador é desviada, criando ilusões de ótica que afetam a percepção e emoção psicológica dos espectadores. As obras do AVPD seguem o minimalismo, com composições sutis e precisas. Esta será a ultima exposição da Galeria Leme antes de sua mudança de endereço, cuja concepção do projeto original de Paulo Mendes da Rocha será mantida. A dupla AVPD foi escolhida para encerrar esta etapa da galeria por representarem bem este processo de deslocamento, transpondo o ponto de vista através de formas, luzes e cores com trabalhos interdisciplinares que unem artes plásticas, arquitetura e física. A inspiração do AVPD vem de filmes de ficção científica, literatura, jogos de computador e arquiteturas virtuais. Concentram-se em instalações espaciais, conceituais e espaços físicos. O destaque da exposição é a instalação Diagonal View. Um longo corredor com um espelho em seu interior. Ao entrar na instalação, o estreito corredor se expande visualmente, criando um conflito entre a visão e a percepção. Este trabalho é baseado na instalação Broken View de 2010, exibida no Kunsten - Museum of Modern Art Aalborg, Dinamarca. Também serão apresentadas quatro séries novas. Bleach é uma série em papel de diferentes tonalidades que foram expostos a luz solar por um mês, alterando a cor da parte exposta para um tom mais claro que o original, a obra é uma experiência com tempo e luz que remete à origem da fotografia. Na série Translucency, os artistas criam obras com sobreposições e transparências. Já as séries Cut e Points criam ilusões com linhas e pontos, e de acordo com a distancia, mexem com a percepção visual do observador.
Até 20 de Novembro, De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado das 10h às 17h.
Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu, 88 (Butantã)
Tel: (11) 3814-8184
Ingressos: Grátis
(Abertura, no dia 06 de setembro, às 19h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Desviantes
A individual “Desviantes” apresenta os quatro primeiros trabalhos da nova série de Ana Maria Tavares intitulada “Hieróglifos Sociais”. Resultado da pesquisa desenvolvida Pela artista, desde 1997, a série propõe uma reflexão crítica acerca do legado modernista brasileiro a partir da releitura da arquitetura da OCA (Parque do Ibirapuera, SP, 1951), de Oscar Niemeyer (1907). Com esse procedimento, Tavares cria um universo desviante, contaminado, ao mesmo tempo em que simula oferecer a possibilidade de retomada à ordem racional, plantada na idealização do mundo modernista. Construídos em alumínio, aço inox, teflon e desenhos digitais, os quatro painéis metálicos que ocupam a sala 1 da Vermelho, formam cortes horizontais de paisagens aterradas no solo, aludindo à arquitetura moderna, modeladora de um novo entendimento de mundo que se dá a partir de prerrogativas políticas e sociais de seu tempo. Uma vez contaminada por manipulações digitais que faz uso de rebatimentos especulares múltiplos – artifícios visuais criados no processo de alteração do projeto original da OCA – essa arquitetura se faz desviante e cede lugar a uma visão de mundo em abismo. As peças são estruturadas como painéis modulares e deslizantes, sobrepostos um ao outro, num ritmo que permite construir e desconstruir novas paisagens somando-se ao rebatimento quase caleidoscópico do espaço circundante que se projeta nas superfícies polidas do inox, negro ou prata. Enquanto as imagens se expandem no interior de painéis fixos são também aprisionadas num jogo sensual de velar e revelar, onde a paisagem se torna refém da obra e, ao mesmo tempo, sua salvação. Para o título das peças foram escolhidos nomes de motéis cariocas, como Calypso, Comodoro, Pallazo e Royal que apontam para a condição daquilo que pertence a um universo paralelo em desvio, a obra se constrói a partir de sutis paradoxos onde a razão modernista se vê contaminada das coisas mundanas, do desvio à ordem vigente e do possível prazer que resulta desses procedimentos.
Até 1 de Outubro, De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Mil Palavras
Mil Palavras apresenta 30 novos trabalhos de Leya Mira Brander que, de acordo com a relação de proximidade e distancia entre si, sugerem narrativas que se transformam a cada nova montagem . Em uma de suas primeiras gravuras - uma tabela periódica de elementos químicos - Brander já apontava para esse que se tornaria um procedimento em suas obras, a combinação de gravuras individuais, cada uma delas com elementos únicos, que agrupadas linearmente sobre a parede ou em vitrines, como na obra apresentada na 27ª Bienal de São Paulo [2008], criam narrativas que revelam o universo imaginário de Brander e que a aproxima de uma contadora de histórias. Em Mil Palavras, Brander agrega profundidade e perspectiva à gravura, tradicionalmente bidimensional, e constrói, a partir de recortes e sobreposições esculturas no formato de caixas, livros ou simplesmente de desenhos suspensos no ar. A cor é outro novo elemento que a artista agrega à nova série. Aplicando folhas de ouro em partes específicas dos desenhos, Brander cria ritmo e acentos específicos para cada uma de suas histórias. A apropriação de imagens da história da arte, ferramenta já utilizada por Brander em trabalhos anteriores, reaparece nos desenhos que remetem a obras de Degas, Di Cirico, Bosh, Edward Maybridge e Egon Schiele.
Até 1 de Outubro, De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Acidentes na Linha
Série apresentada parcialmente em 2009 na exposição Norms, Patterns, Systems, na Galeria Motte et Rouart, em Paris, “Acidentes na Linha”, de Marcelo Cidade, é composta por dezesseis conjuntos de quatro aquarelas cada, que reproduzem logos de empresas de metro de várias cidades do mundo, como Philadelphia, Yokohama, Nanjing e Bruxelas.
Até 1 de Outubro, De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 11h às 17h
Vermelho
Rua Minas Gerais, 350 (Higienópolis )
Tel: (11) 3138-1520
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Nelson Leirner
Nelson leirner volta a são paulo para repassar, na galeria de arte do sesi-sp, sua brilhante e controvérsia trajetória. mostra 2011-1961=50 anos apresentará, gratuitamente, obras dos em que o artista reinou absoluto no meio da arte. exposição mostrará trajetória artista, destacando peças entraram história nossa e, também instalação inédita: "um, nenhum cem mil", realizada ao longo últimos 15 anos. considerado um artistas mais provocativas brasileira, desenvolveu trabalhos iconoclastas, fundamentados persistente desmantelamento noção arte, crítica seus processos valores acima tudo, compreensão seu caráter grandioso. A exposição tem curadoria de Agnaldo Farias e abarca três momentos decisivos da trajetória de Leirner: os primeiros anos, quando o artista mesmo fazendo uso de suportes convencionais – pintura, pintura/objeto e desenho – alcançam resultados; a segunda fase, de meados de 1965 até 1994, quando alcança a maturidade sob a forma de obra polimórfica (troca a noção de criação pela de apropriação), realiza happenings, performances, intervenções em espaço público até trabalhos pautados na paródia do circuito artístico, passando por ensino da arte e a compreensão do espaço pedagógico como extensão de seu trabalho artístico; e a terceira fase, inaugurada com a mostra retrospectiva de 1994, sua primeira exposição do gênero, quando utiliza objetos industriais, materializadores do repertório infinito proporcionado pelas empresas comprometidas com o imaginário social, de crianças aos adultos, cuja devoção encontra um poderoso apoio em imagens e estatuetas.
Até 6 de Novembro, Segundas, das 11h às 20h, de terça a sábado, das 10h às 20h e domingos, das 10h às 19h
Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 (Cerqueira César) 
Tel: (11) 3146-7405 / 3146-7406
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Cultura Convida - Tania Turcato
Recomendação: Livre
A Secretaria de Cultura inicia este novo projeto com o intuito de divulgar a produção artística de São Caetano em espaços alternativos e, também, obras produzidas por artistas de outras cidades. Este mês, o espaço da Secretaria de Cultura recebe obras da artista plástica Tania Turcato.
Até 30 de Setembro, Segunda a sexta das 9h às 18h
Sede da Secretaria da Cultura de São Caetano do Sul
Avenida Goiás, 600, 4º Andar (Santo Antônio - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4232-123, 4232-1294
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Black Barbie
Desde 1959, ano em que foi criada, a boneca Barbie se reinventou ao longo dos anos, incorporou as últimas tendências de moda, comportamento e se transformou em ícones de cada época. Em 1980, inspirada no mundo real, Barbie absorveu as questões de identidade da comunidade afrodescendente e surgiu estonteante na primeira versão, que enfatizava o orgulho negro. A exposição apresenta 85 bonecas que fazem parte hoje do acervo do colecionador brasileiro Carlos Keffer, dono de uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie. Além das bonecas divididas em 11 grupos temáticos, a mostra reúne imagens do fotógrafo Ricardo Schetty e edições históricas de revistas e LPs que se referem a diversos ícones, de Zezé Motta a Michelle Obama. Os 11 grupos temáticos da exposição são: Black Fever: Era Mod e Era Disco; África Negra: Homenagem à África e afrodescendentes; Trend: Estilos Marcantes; Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser; Alta Temperatura: Praia Animada; Fashion: Passarela da Moda; Divas: Vestidos de Gala; So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje; Porcelana: luxo e sofisticação; Princesas: Celebração da Fantasia; e Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos.
Até 2 de Outubro, Diariamente das 10h às 22h
Raposo Shopping
Rodovia Raposo Tavares, km 14,5 (Jardim Boa Vista)
Tel: (11) 3735-0780
Ingressos: Grátis
Este espetáculo foi avalido, por nossos leitores, 1 vez(es). 1 avaliação como Excelente! Altamente recomendável.. Alguns leitores(as), além de avaliar o espetáculo, efetuaram um comentário. Eis o que opinaram:
Cintia Ribeiro: Vale a pena conferir. Tem duas barbies que são belas e mais exóticas: a Gana e a Africa do Sul. Confiram!!
Clique e avalie você também!
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

ArteFatos Indígenas
Os trabalhos reunidos na exposição salientam a diversidade das tradições estéticas e a importância da manutenção destas tradições na produção contemporânea em novos processos de reafirmação de identidades indígenas específicas ou regionais. Objetos rituais – máscaras, ornamentos corporais e instrumentos musicais – e do cotidiano – cerâmicas, cestos e bancos esculpidos em madeira – ilustram as diferentes tradições estéticas dos povos que os produzem. Além destas peças, 30 desenhos sobre papel mostram a riqueza da arte gráfica Wajãpi, reconhecida pela UNESCO como patrimônio imaterial da humanidade. Destacam-se ainda as esculturas em madeira dos povos indígenas do Oiapoque, que representam com maestria os animais da floresta presentes também em sua mitologia. No mesmo espaço da exposição um vídeo ilustra os processos de confecção e uso de muitos dos artefatos expostos.
Até 8 de Janeiro, Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até as 17h)
Pavilhão Das Culturas Brasileiras (ex-Prodam)
Rua Pedro Alvares Cabral, s/nº, Parque Ibirapuera (Ibirapuera)
Tel: (11) 5083-0199
Ingressos: Grátis
(Abertura no dia 10 de setembro, às 15h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Gian Calvi – 50 anos vendo as coisas de outro jeito
A exposição marca os 50 anos de carreira do escritor, educador, designer gráfico e ilustrador ítalo-brasileiro e é uma grande celebração de sua premiada trajetória artística, navegando desde sua reconhecida produção gráfica e literária até sua participação na renovação da filatelia brasileira durante a década de 70. Artista multifacetado, Gian Calvi já criou mais de 15.000 obras, desde capas de livros e revistas, cartazes e muitas outras peças que fizeram e fazem parte da vida e do cotidiano nacional. Mais do que uma viagem sobre a vida e obra do artista, a exposição é um programa para toda a família, em que a interatividade é uma das principais atrações. As visitas são guiadas por monitores, para que o visitante conheça de maneira rica e divertida a trajetória do artista. Os pequenos podem participar de atividades conduzidas por arte-educadores, oficinas e cantinho da leitura. Tudo elaborado a partir de uma programação educativa preestabelecida e adequada ao público infantil e ao interesse dos educadores. Quem for visitar a exposição vai encontrar a área expositora divida em quatro eixos temáticos, que traçam uma retrospectiva da carreira do artista.
Até 3 de Novembro, Terça a domingo das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro) 
Tel: (11) 3321-4400 ou 3321-4406
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Beuys e Bem Além - Ensinar Como Arte
Alimenta-se da produção artística e do ensino de arte de Joseph Beuys, articulador da idéia de “escultura social” e um dos maiores artistas da segunda metade do século XX. Essa exposição de obras da Coleção Deutsche Bank pareia sua produção artística seminal à de seus alunos, lado a lado com o trabalho de Nelson Leirner e de artista influenciados por seus ensinamentos e sua obra. Coloca também a produção dos dois mestres e respectivos alunos à sombra de uma empreitada pedagógica que quer ser entendida como questionamento do sistema de artes. A mostra colaborativa entre o Deutsche Bank e o Instituto Tomie Ohtake reflete um compromisso compartilhado em apoiar o trabalho de professores e promover um programa educacional voltado para os mesmos.
Até 10 de Outubro, De terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Pinheiros )
Tel: (11) 5095-2300
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

A Arte da HQ Fantástico - Filosófica
Fechando o ciclo de formação em HQ e Zine deste ano, a exposição traz reproduções dos quadrinhos de autores do meio oficial e independente, nacionais e estrangeiros: Edgar Franco, Sergio Macedo, Caza, Druillett, Mathieu e outros, trazem em comum a reflexão filosófica travestida do fantástico. As obras estimulam o leitor a vislumbrar um processo imagético e criativo, sem deixar de refletir aspectos da existência humana e universal.
Até 13 de Outubro, Terça à sexta das 10h às 20h; domingos e feriados das 10h às 18h (na Biblioteca Jayme Cortez)
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 (Vila Nova Cachoeirinha) 
Tel: (11) 3984-2466
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Pedro Cappeletti - Condição de Contorno
Diversificadas na técnica, as obras de Cappeletti têm, no entanto, pelo menos um ponto em comum: o confronto entre formas duras, como a linha reta e o plano, e a suavidade das superfícies modeladas do corpo ou de suas esculturas. Esse embate físico, representado pelas peças de gesso e as fotografias, sugere imediatamente um paralelo entre natural e artificial, natureza e cultura. A matéria-prima utilizada para modelar as peças é o gesso, que consegue tomar a forma dos mais diferentes objetos, de formatos e tamanhos variados. Em Condição de contorno o artista traz à Central Galeria peças moldadas em balões, empilhadas durante a secagem do gesso, ou apertadas entre blocos de concreto e outros limitadores – técnica utilizada para alcançar um formato natural e orgânico que se acomoda a uma 'condição de contorno' imposta pelo artista. Além dos objetos, Cappeletti também lança uma série de fotografias usando como suporte os contornos do corpo. Para esta produção, o artista analisou o comportamento de linhas retas desenhadas em silhuetas humanas, observando suas deformações e movimentos. Ou, então, de linhas retas feitas com cabos de aço tensionados contra a pele. As fotografias foram feitas com planos fechados e ampliadas em escala muito além do tamanho natural, confundindo a percepção do observador.
Até 15 de Outubro, De terça a sexta, das 11h às 19h e sábados, das 11h às 18h
Central Galeria de Arte Contemporânea
Avenida Rebouças, 1545 (Jardim América) 
Tel: (11) 2613-0575
Estacionamento gratuito (3 vagas)
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Eu Sou Um Lobo - Atsuo
A exposição terá aproximadamente 45 trabalhos. Nela, o artista mostra pinturas, mas aflora seu lado como escultor: o espectador vai ver seus desenhos com volume, tridimensionais. Atsuo incorpora o uso da resina em seus trabalhos. Na exposição, ele usa o material para criar personagens baseados nos filmes de Ray HarryHausen, uma de suas principais referências artísticas, mito dos filmes em stop motion que foi, entre outros, produtor de efeitos especiais do clássico Fúria de Titãs. Para esta exposição, ao lado do colega Hidekazu (a dupla ganha o nome DeskWork), fez duas esculturas em resina; uma delas é uma espécie de super-herói alado, revelando um ar de HQ japonês, e a outra é um dragão com pés desproporcionais que se depara com pequenos monstros em seu corpo.
Até 15 de Outubro, Terça a sábado das 12h às 19h
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997 (Pinheiros)
Tel: (11) 3061-4051
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Líquido do Metal
Nessa mostra, José Bechara apresenta a série Gelosia iniciada em 2009 com trabalhos em pintura. É um mix de oxidação de emulsão ferrosa sobre vidros planos e tinta (acrílica ou vinílica) aplicada diretamente sobre as paredes onde se apóiam as placas de vidro.
Até 8 de Outubro, De segunda a sexta, das 10h30 às 19h; sábado das 11h às 15h
Galeria Marília Razuk
Rua Jerônimo da Veiga, 62 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 3079-0853
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Stephen Shore
O MIS, em parceria com o SP Foto Fest - Festival Internacional de Fotografia de São Paulo, apresenta mostra do consagrado fotógrafo norte-americano Stephen Shore. Reconhecido internacionalmente por seu trabalho com foco contemporâneo, o artista é famoso por suas imagens de objetos, cenas cotidianas ou banais, e pelo pioneirismo no uso de cor na fotografia artística. A exposição reúne 18 obras do fotógrafo da série Abu Dhabi – anteriormente só vistas em museus como o MoMa e o Metropolitan Museum of Art, e em galerias dos Estados Unidos e da Europa. No dia 15 de setembro Stephen Shore fará palestra gratuita no Auditório MIS onde abordará seu processo de trabalho e de criação, sua produção de livros, exposições e os conceitos da imagem contemporânea sob o ponto de vista de quem alterou os rumos de sua compreensão.
Até 30 de Outubro, De terça a sábado, das 12h às 19h e domingos e feriados, das 11h às 18h
MIS - Museu da Imagem e do Som (174 lugares)
Av. Europa, 158 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2117-4777
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Dante nas Rosas
Exposição de obras de artistas oriundos do Colégio Dante Alighieri, que celebra seu centenário. Através de passagens poéticas, as obras desses artistas se desnudam plasticamente para o olhar da cidade de São Paulo.
Até 30 de Setembro, Terças e quintas-feiras, das 14h às 16h; quartas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 (Paraíso) 
Tel: (11) 3285-6986
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Orlas e margens do racional, ausência e beleza elusiva - Jesús Herrera
A exposição é composta por técnicas diferenciadas, que incluem quatro telas a óleo, dois desenhos sobre papel, instalações e uma grisalha (utilização de claros e escuros). As obras exibem paisagens de florestas de matizes escuras, intermeadas de pisos com cores vibrantes. De acordo com o curador, o artista exibe uma ampla dicotomia entre natureza e civilização, racional e irracional e possessão e emancipação. Para Griñó, o que o artista nos mostra é o mascaramento de um significado latente, profundo e verdadeiro. O homem está presente sem aparecer em cena e a natureza, como sujeito, se converte em paradigma e reflexão sobre a realidade atual, política ou conceitual.
Até 29 de Outubro, Segunda a sexta das 11 às 19h; sábado das 11 às 15h
Paralelo Gallery
Rua Arthur de Azevedo, 986 (Pinheiros)
Tel: (11) 2495-6876
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Mulheres, Memórias e Ofícios
Nesta exposição, o feminino ganha espaço de protagonista. As mulheres, por meio de seus mistérios, fazeres e lutas, tornam-se sujeito ativo de fatos que marcaram o desenvolvimento da cidade, de Núcleo Colonial a rico município. A mostra traz uma linda história contada por meio de imagens fotográficas do acervo iconográfico da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul.
Até 11 de Novembro, Segunda a sexta das 8h às 18h
Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul
Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 (Santa Paula - São Caetano do Sul )
Tel: (11) 4223-4780
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Sem Fronteiras - São Paulo Futebol Clube
Os torcedores poderão apreciar e tirar fotos com as taças dos seis títulos brasileiros, da Taça Libertadores da América e dos três Mundiais de Clubes.
Até 1 de Outubro, Todos os dias das 10h às 17h (Concept Hall)
Estádio do Morumbi
Praça Roberto Gomes Pedrosa nº 1 (Morumbi) 
Tel: (11) 3749-8202 ou 3749-8245
Ingressos: Grátis
(A exposição não ocorre em dias de jogos)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Leonardo Bueno
O artista utiliza madeira ecologicamente correta, descartada como resíduo dos quatro cantos do mundo e por ele transformada em peças de arte e design. Suas peças, móveis e objetos de designer, uma releitura do que é descartado pela própria natureza e da madeira ecologicamente correta, utilizando desta forma madeiras de reflorestamento, de florestas de manejo, descartes, podas, parcerias com iniciativas privadas e explorações que são verdadeiros garimpos, tudo isso com verdade e respeito à natureza e ao meio ambiente, conquistando desta forma o Selo Verde do IQS (instituto da Qualidade Sustentável). Já realizou exposições na Áustria, Budapeste, Hungria, Bratislava, Eslováquia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Buenos Aires e França.
Até 5 de Outubro, Terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2594-2601
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Todo Muro é uma Porta
Recomendação: Livre
A convite de Billy Castilho quatro promissores artistas, reconhecidos internacionalmente, irão desembarcar em São Paulo para participar da exposição “Todo Muro é uma Porta”. A ideia dos curadores em convidar os artistas Liene Bosquê, Mimi The Clown (Miguel Donvez), Nicole Heiniger e Suriani é propor uma reflexão sobre o conceito das ruas, que envolve elementos e personagens desse universo, retratados nas formas de expressão desses artistas. Localizada no Beco do Batman, uma rua estreita, inteira coberta por grafites, verdadeiro ponto turístico, exemplo de arte pública, será completamente desmontada para receber as obras dos artistas. O primeiro olhar do público sobre intervenção e arte urbana começa na fachada dão local, que terá uma intervenção artística criada pela brasileira Liene Bosquê. O artista francês Mimi the Clown é debochado, tem um olhar subversivo para os elementos que compõem a arte de rua e uma forma provocadora de se expressar. A artista suiço-brasileira Nicole Heiniger é especialista em artes visuais e a fotografia é seu foco de estudo e investigação. Seu trabalho consiste em uma mistura eclética entre a delicadeza das formas e a complexidade da natureza, bem como no registro de imagens realistas que exploram as representações do cotidiano. O artista brasileiro Suriani misturareferências e personagens da mitologia mundial, presentes no consciente coletivo da sociedade. Ele apresentará alguns símbolos da cultura francesa e uma série de serigrafias em que o cão da raça Bulldog é o animal protagonista.
Até 5 de Novembro, Terça-feira a sábado, das 10h às 20h
Tag and Juice
Rua Gonçalo Afonso, 99 (Vila Madalena)
Tel: (11) 2362-6888 / 2362-5888
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

III Mostra de Mímica Contemporânea
Com a terceira edição da “Mostra de Mímica Contemporânea”, o Projeto Mímicas fecha o primeiro ciclo sobre a obra de Étienne Decroux, um artista que se dedicou plenamente à poética do cotidiano e ao estudo do movimento como atitude fundamental da humanidade. Este ciclo se iniciou com o estudo de seu legado, conceitos estéticos e históricos seguindo para reflexões interdisciplinares sobre caminhos e perspectivas e, neste ano em que a morte de Étienne Decroux completa vinte anos, conclui-se com uma análise a respeito das trajetórias, caminhos e diálogos da Mímica Corporal Dramática, durante estas duas últimas décadas e homenageando o artista francês conhecido como o “Pai da Mímica Moderna”, desenvolvedor da Mímica Corporal Dramática.
Até 30 de Setembro, Em diversos horários
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 (Bom Retiro)
Tel: (11) 3222-2662
Ingressos: Grátis
(As Inscrições estão abertas a partir do dia 15 de Agosto e serão realizadas pessoalmente na própria oficina cultural Oswald de Andrade. http://www.mimicas.com.br/iiimostra.html)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Felipe Morozini - Primeira Individual Retrospectiva
Classificação: Livre
A exposição do multiartista apresenta imagens que tem capturado em 10 anos como fotógrafo. São cerca de 50 obras, em que cada original ainda conta com tiragem de cinco edições. Felipe Morozini retrata expressões da cidade e de pessoas. Seu suporte é basicamente a fotografia, mas também utiliza colagens, pinturas, recortes, decalques antigos, e adesivos, sempre trabalhando a mão livre.
Até 8 de Outubro, Segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 11h às 17h
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 4306-4306
Ingressos: Grátis
(Abertura das 14h às 19h)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Laura Gorski - Paragem
O quadro-negro com o píer se firmou como um dos pontos altos de Desvíos de la Deriva – Experiencias, Travesías y Morfologías, impecável mostra com curadoria de Lisette Lagnado realizada no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, no ano de 2010. Tratava-se de uma reconstituição de elemento da forte poética assinada pela Escola de Valparaíso, datado de 1972 e exibido originalmente no Museu Nacional de Belas Artes, em Santiago, Chile. Uma das mais singulares experiências no cruzamento entre utopia urbana, poesia e arquitetura na América Latina, a Escola reverbera contemporaneamente no site specific realizado por Laura Gorski na sala Zip'Up, o primeiro do espaço. A artista paulistana elege como centro de sua obra a representação de um píer, que parece se libertar das cordas, amarras e estacas ligadas a um solo movediço e que resulta na criação de um movimento mais propenso à levitação e menos ao enraizamento.
Até 8 de Outubro, Segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 11h às 17h
Zipper Galeria
Rua Estados Unidos, 1494 (Jardim Paulista)
Tel: (11) 4306-4306
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Arte na Cidade - Descanso na Sala
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Uma sala de estar é suspensa sobre um lago no parque estadual.
Autoria: José Spaniol.
Até 17 de Setembro, Diariamente, das 07h às 19h
Parque Burle Marx
Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200 (Morumbi)
Tel: (11) S/N
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Orgulho da Saracura 80 anos de samba e tradição Vai-Vai
Acervo da Vai-Vai e Fernando Mucci, 26 banners coloridos A exposição resgata a memória da Vai-Vai, uma das mais antigas e importantes escolas de samba do país. Composta por 26 banners a mostra revela detalhes do surgimento da escola, seus personagens, suas alas e seus 14 títulos de campeã do carnaval paulistano. Destaque para o título de 2011, com o enredo "A música venceu" em homenagem ao Maestro João Carlos Martins, atual regente da Bachiana Filarmônica SESI-SP.
Até 1 de Outubro, Segunda a sexta-feira, das 18h às 20h e sábados das 10h às 17h
SESI Vila Leopoldina
Rua Carlos Weber, 835 (Vila Leopoldina)
Tel: (11) 3834-5523
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.
Quero ser avisado(a) quando João Carlos Martins ou Vai-Vai sejam mencionados no Guia Cultural Sampa Online.

Onde Mora a Lembrança
O espaço recebe a exposição “Onde Mora a Lembrança”, do artista Johnny Lazz. Em sua primeira exposição individual, o artista selecionou peças em vidro, órgãos humanos feitos de resina, bustos de santos barrocos com cabeça de animais e outras peças. As obras de Johnny Lazz surgem simplesmente pela necessidade de criar e, apesar de polêmicas, não possuem relação com qualquer manifesto político, social ou religioso.
Até 28 de Outubro, De terça a sexta, das 12h às 20h e sábado, das 12h às 22h
Espaço Concreto
Rua Fradique Coutinho, 1209 (Vila Madalena)
Tel: (11) 2615-8555
http://www.concretoart.com.br
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Soraia Distefano
A artista trará temas florais às suas telas.
Até 12 de Outubro, Todos os dias, das 9h às 21h (Piso São Carlos)
Top Center
Av. Paulista, 854 (Bela Vista)
Tel: (11) 3171-3973
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Caminho das Pedras
A mostra apresenta gravuras e processos resultantes do Ateliê de Litografia Colaborativa, instalado na Casa do Olhar no segundo semestre de 2010 e que ofereceu a primeira oficina deste tipo desenvolvida no local. O ateliê promoveu a prática da linguagem orientada pelo mestre impressor Roberto Gyarfi e a troca entre gerações de artistas da região.
Até 15 de Outubro, Terça a sábado, das 10h às 17h.
Casa do Olhar
Rua Campos Sales, 414 (Centro - Santo André)
Tel: (11) 4433-0154
Ingressos: Grátis
(Abertura no dia 20 de setembro, às 19h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

The Enemy e Outros Olhares Oblíquos
The Enemy e Outros Olhares Oblíquos, com curadoria é de Adolfo Montejo Navas. A exposição já é a terceira realizada pela galeria sobre a artista argentina, radicada nos EUA,Liliana Porter. Esta é a mostra mais completa da artista já realizada no Brasil, com um conjunto de mais de 40 obras, que abrange toda a diversidade de sua produção, como pinturas, instalações, vídeo, obras gráficas, desenhos e fotografias, inclusive mostrando seus trabalhos mais recentes, que traz novas estratégias visuais.
Até 22 de Outubro, De terça a sábado, das 10h às 19h
Galeria Luciana Brito
Rua Gomes de Carvalho, 842 (Vila Olímpia)
Tel: (11) 3842 0634
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Exposição de Cartazes
Em comemoração aos 46 anos do teatro, ficarão expostos os cartazes das peças e shows que por lá passaram durante todos esses anos de muita história.
Até 23 de Outubro, Segunda a sexta das 10h às 18h, sábados e domingos durante o horário de apresentações.
TUCA - Teatro da Universidade Católica (672 lugares)
Rua Monte Alegre, 1024 (Perdizes) 
Tel: (11) 3670-8455
Televendas: (11) 3188- 4156 (Terça a Domingo, das 11h às 19h)
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Paula Fratin
A mostra reúne trabalhos da artista apaixonada pela flora brasileira.
Até 30 de Setembro, Segunda a sábado das 9h às 22h; domingos e feriados do 12h às 20h
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3170-4033
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Tradição da Arte Postal
O objetivo é retomar a arte postal em Santo André, referência no assunto até a década de 1990. Compõem a exposição 666 trabalhos de mais de 520 artistas. Além de produções brasileiras, participam também arte-postalistas da Espanha, França, Estônia, Reino Unido, Japão, dentre outros países. Os italianos Emilio Morandi e Giovanni Strada, por exemplo, já tiveram suas obras em outras exposições de arte postal em Santo André e agora retomam a tradição na cidade. A participação especial fica por conta de alunos – crianças, jovens e adultos – de três escolas estaduais, duas municipais, do Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Humaitá e de usuários no Naps (Núcleo de Atenção Psicossocial) de Santo André. Abusando de uma das formas de expressão mais democráticas que existem, os artistas utilizaram técnicas como pintura, gravura, colagem, fotografia, arte digital e aplicação de adesivos e selos. Todas as obras foram recebidas pelos Correios e não houve seleção dos trabalhos para montar a exposição, outro preceito da arte postal.
Até 22 de Outubro, Terça a sábado, das 12h às 17h e das 18h às 21h
Salão de Exposições - Paço Municipal
Praça IV Centenário, s/nº (Centro)
Tel: (11) 4433-0605
Ingressos: Grátis
(Abertura da exposição no dia 22/09 às 19h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

A Cidade e Seus Documentos
Exposição que oferece um panorama sobre a história da cidade de São Paulo entre os séculos 16 e 20 a partir de 40 documentos pertencentes ao acervo da instituição. Podem ser vistos: registros de alterações administrativas como a elevação da vila à cidade em 1711, atas da Câmara da Vila de São Paulo, livros com certidões de sepultamentos realizados a partir do século 18, entre outros itens.
Até 21 de Dezembro, De segunda a sábado, das 10h às 16h30 (Arquivo Histórico de São Paulo)
Edifício Ramos de Azevedo
Praça Coronel Fernando Prestes, 152 (Bom Retiro)
Tel: (11) 3396-6000
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Live Painting - Alexandre Soma
Futurista, fã de ficção científica e inspirado no livro "Neuromancer", na animação "Aeon Flux" e em pintores como Miró e Malevich, Alexandre Soma mistura sua sede pela tecnologia quântico-orgânica com traços do imaginário indígena brasileiro para criar seu sumo. "A Soma" apresenta sua miscigenação artística com técnicas urbanas como o stencil e experimentais como a utilização de objetos reaproveitados do cotidiano.
Até 18 de Novembro, Segunda a sábado das 9h às 22h, domingos e feriados das 12h às 20h
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3170-4033
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Lá e Cá - Retrospectiva Fernando Lemos
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta a exposição Lá e Cá. Retrospectiva Fernando Lemos (Lisboa, Portugal 1926), com cerca de 200 trabalhos. Esta é a primeira exposição apresentada pela Pinacoteca do Estado que reúne as diversas técnicas utilizadas por Fernando Lemos, desde suas primeiras fotografias e pinturas realizadas entre 1949 e 1952, os desenhos das décadas de 1950 e 1960, até as aquarelas dos anos 1990 e os desenhos em técnica mista que produz até hoje, em trabalho cotidiano. Entre os destaques da mostra estão os desenhos realizados nos anos 1950, que lhe deram o prêmio de melhor desenhista nacional, na 4ª Bienal Internacional de São Paulo, 1957, e uma série inédita de retratos fotográficos de personalidades brasileiras com as quais conviveu. Nos dias 28/09 (15 às 17h), 01/10 (15 às 17h), 8/10 – (17 às 18h), 15/10 – (11 às 12h), 19/10 (15 às 17h), 22/10 (10 às 12h) e 26/10 (16 às 18h) serão exibidos no auditório da Pinacoteca do Estado os filmes Fernando Lemos – atrás da imagem.
Até 15 de Novembro, Terça a domingo, das 10h às 17h30
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02 (Luz) 
Tel: (11) 3324-1000
Ingressos: R$ 6,00 - Grátis aos sábados
(Abertura sábado (24), a partir das 11h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Los Carpinteros - Casa e Avião
Temos o prazer de apresentar a exposição inédita de Los Carpinteros, que ocupa o Galpão Fortes Vilaça com duas esculturas de grande escala onde elementos distintos e antagônicos propõem uma narrativa inusitada. A dupla cubana, formada por Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez, transforma objetos , móveis e estruturas arquitetônicas usando sua funcionalidade, ou disfuncionalidade, como meio de expressão. Um trailer de passeio comum, feito de tijolos e alvenaria inverte a idéia de mobilidade e lazer que este meio de transporte inspira... Um avião monomotor, repleto de flechas indígenas, forma uma imagem curiosa que instiga o imaginário sobre as várias narrativas geo-políticas que podem ter provocado a “interrupção” deste vôo...
Até 12 de Novembro, De terça a sexta, das 10h às 19h e sábados, das 10h às 18h
Galpão Fortes Vilaça
Rua James Holland, 71 (Barra Funda)
Tel: (11) 3392-3942
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Imargem - Cartograffiti
Com a proposta de transformar espaços livres em cenário de intervenções artísticas, o Edital de Arte na Cidade recebe quatro obras. A ideia é estimular outra percepção da capital por seus habitantes e ampliar a noção de espaço público. Vinte e um muros da cidade serão transformados em espaços de convivência com bancos, lixeiras e decoração em graffiti.
Autoria: coletivo coordenado por Mário Sérgio Néri.
Até 31 de Dezembro, Diariamente, com funcionamento 24h por dia (espaço público)
Praça Eugene Boudin
Praça Eugene Boudin, S/N (Pinheiros)
Tel: (11) S/N
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Direitos Humanos, Imagens do Brasil
Recomendação: 10 anos
Imagens jornalísticas e históricas, consagradas e inéditas, contam a história da luta pela conquista dos Direitos Humanos no Brasil. Com curadoria de Denise Carvalho e textos do historiador e jornalista Gilberto Maringoni, a exposição foi inaugurada em Belo Horizonte, no dia internacional da luta pelos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2010. A mostra é fruto do livro homônimo, lançado na mesma ocasião. O volume conta com dois ensaios curtos e 156 imagens históricas. A exposição apresenta 60 imagens do livro ampliadas e contextualizadas através da história.
Até 25 de Novembro, Terça a domingo, das 9h às 21h
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 (Centro) 
Tel: (11) 3321-4400 ou 3321-4406
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Recortes De Uma Coleção – Oswaldo Corrêa da Costa
Conhecer o singular olhar de um colecionador por meio de 50 obras, sendo 38 obtidas diretamente nos ateliês dos artistas, é o que propõe a exposição, ao apresentar parte do acervo de Oswaldo Corrêa da Costa. Os trabalhos reunidos na exposição, parte dos quais inéditos no mercado e para o público, pertencem a nomes consagrados da celebrada geração 80.
Até 22 de Outubro, Segunda a sexta das 10h às 19h; sábado das 10h às 14h
Ricardo Camargo Galeria
Rua Frei Galvão, 121 (Jardim Paulistano)
Tel: (11) 3031-3879; 3819-0277
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

6 ao Cubo
Desde Julho do ano de 2006, a dupla Anderson Augusto e Leonardo Delafuente realiza um trabalho inédito e singular pelas ruas da cidade de São Paulo, criando intervenções artísticas cheias de cores, bom humor e uma criatividade ímpar no cenário urbano, utilizando todo e qualquer objeto que compõe a cidade como suporte para a realização de sua arte. Postes, bueiros, tampas de esgoto, calçadas e a própria rua ganham vida interagindo de forma ativa com os moradores e por quem mais nessas ruas passar. Em seus trabalhos eles utilizam acrílica, aquarela, pastel, reações químicas e spray. O diálogo em meio ao cinza vertical, entre arte, cidade e pessoas ganha força e volume, mostrando que não é preciso uma parede com pregos entre arte e pessoas e que entre pessoas e cidade, existe algo muito maior que a simples rotina aparente, uma rotina que pode ser quebrada e modificada. Ganhando novos significado e conceito, que são transmitidos a todos. A travessia entre uma calçada e outra é mais larga e profunda do que aparentava ser.
Até 28 de Outubro, Terça a sexta das 11h às 19h
Casa ao Cubo
Rua Sud Menucci, 342 (Vila Mariana)
Tel: (11) 5081-6256
Funcionamento: terça a sexta, das 11h às 19h.
Ingressos: Grátis
(A abertura da exposição acontece no dia 24/09, ás 17h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Velho Largo, Nova Batata
A mostra multimídia reúne vídeos, fotos e um totem interativo com todas as ações promovidas pela primeira agência pop up do Brasil, a nova/batata. Formada por estagiários e por profissionais da nova/sb, agência comandada por Bob Vieira da Costa e Silvana Tinelli, a nova/batata prestou – entre os meses de abril e junho - serviços de publicidade gratuitamente aos comerciantes da região do Largo da Batata. O trabalho foi acompanhado de perto pelos profissionais da nova/sb de São Paulo, Rio e Brasília, além da publicitária e consultora da nova/sb, Paula Rizzo. Parte do conteúdo gerado por este trabalho pode ser visto em vídeos, cerca de 20, elaborados pela equipe da diretora e cineasta Georgia Guerra Peixe. Eles mostram o dia a dia da nova/batata (montada exclusivamente para o projeto), o cotidiano do Largo da Batata e entrevistas com as pessoas que circulam na região. Já no totem interativo (desenvolvido pela empresa TouchID) dotado de tecnologia touch screen, os visitantes conhecem o antes e depois dos comércios que receberam o atendimento da nova/batata.
Até 16 de Outubro, Terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 (Pinheiros )
Tel: (11) 5095-2300
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

1ª Mostra de Artes Figueiredo
A exposição das obras deriva do trabalho de seleção assinado por Figueiredo, que também atua no mundo das artes como orientador de carreira de diversos artistas plásticos. A curadoria da 1ª Mostra de Artes Figueiredo contempla uma diversidade técnica e de estilos, que envolve 30 artistas de diferentes gerações, estágios na carreira e nacionalidades. Junto com a exposição das peças também será lançado o livro com as peças que compõem a primeira edição da mostra, com obras de Sônia Menna Barreto e Israel Macedo na Capa. Ao todo, a exposição apresentará duas obras de cada um dos 30 artistas relacionados.
Até 4 de Outubro, De segunda a sexta. das 9h às 18h
Galeria Sérgio Caribé
Rua João Lourenço, 79 (Vila Nova Conceição)
Tel: (11) 3842-5135
Ingressos: Grátis
(Abertura da exposição dia 24/09 (sábado), às quatro horas. )
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Conhecendo o Espaço do Natural ao Transformado
Conhecendo o espaço do natural ao transformado. Este é o nome da exposição de estudantes da escola pública municipal Cacilda Becker no Memorial da América Latina. São maquetes feitas por alunos das 6as. às 8as. do Ensino Fundamental, sob a orientação da profª de Geografia Maria José de Souza e com o apoio do professor de Artes, Sérgio Kodama. A mostra abre na segunda, 26 de setembro, na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita e fica até 1º de outubro. A iniciativa de aproximar os estudantes dessa escola municipal a uma instituição multicultural como a Fundação Memorial da América Latina é para que eles vivenciem a dimensão e a importância do conhecimento produzido por eles e para que possam compartilhá-lo com outros setores da sociedade. Os alunos, divididos em grupos, tiveram a tarefa de representar um país e seu respectivo continente, pesquisando características físicas, humanas e naturais do espaço a ser representado. Os procedimentos e os materiais utilizados para a construção dessas maquetes foram escolhidos por não agredirem a natureza, tais como, madeira reciclada, tintas biodegradáveis, massa de vidro facilmente misturada ao solo, jornais, papel pardo etc.
Até 1 de Outubro, De segunda a sexta, das 9h às 18h, sábados, das 9h às 15h
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda (Barra Funda) 
Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Desejo Espontâneo - Nani Barros Matarazzo
A mostra reúne sete pinturas a óleo e treze fotografias digitais com interferências, contendo um grande volume de cores e informações visuais. A inspiração da artista vem do cotidiano, tudo que acontece ao seu redor. O trabalho de Nani Barros conta com uma forte influência da cultura remix, que propõe o diálogo entre criações próprias e de outros artistas.
Até 22 de Outubro, Segunda a sexta das 11h às 20h, sábado das 11h às 18h
Soul Tattoo Art & Café
Rua Oscar Freire, 2203 (Cerqueira César)
Tel: (11) 3071-2316
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Sintonias Bidimensionais
A exposição traz obras de um artista japonês e três nipo-brasileiros, que vêm se destacando na cena contemporânea dos últimos anos. As obras participantes são de Claudio Matsuno, James Kudo, Nilson Sato e Yo Onishi.
Estréia dia 30 de Setembro (sexta)
Até 20 de Outubro, Todos os dias das 10h às 19h.
Galeria Deco
Rua dos Franceses, 153 (Bela Vista)
Tel: (11) 3289-7067
Ingressos: Grátis
(Abertura da exposição no dia 29 de setembro, às 19h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Massimo Vitali
Uma imagem de uma praia no verão, lotada; não tem espaço entre uma cadeira e outra, entre uma toalha e outra, dispostas na faixa de areia entre o mar e a cidade; as pessoas caminham e se amontoam na beira do mar. A luz é branca, brilhante, não produz sombras; as cores saturadas salpicam a paisagem. É uma imagem captada de longe, quase asséptica, onde cada individuo é parte indissolúvel da massa. Depois dessa praia, vem outra, depois uma cidade, um piquenique no campo, uma pista de esqui, uma discoteca… e em cada uma das ocasiões que Massimo Vitali clica sua câmara paralisa um instante do ócio contemporâneo adicionando mais uma fotografia ao nosso imaginário coletivo.
Estréia dia 1 de Outubro (sábado)
Até 5 de Novembro, De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h
Galeria Baró / Emma Thomas
Rua Barra Funda, 216 (Barra Funda)
Tel: (11) 3666-6489
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Album: Coletiva de Fotografia Contemporânea
Todos os artistas reunidos, cada um com sua sensibilidade, são criadores de cenários de uma forma mais ou menos sutil. A manipulação física ou psíquica, é fundamental na construção dessa subjetividade que põe a nossa frente um mundo inexistente como pretexto para discutir nosso mundo real e nosso papel frente a este. Esse é nosso álbum contemporâneo.
Estréia dia 1 de Outubro (sábado)
Até 5 de Novembro, De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h
Galeria Baró / Emma Thomas
Rua Barra Funda, 216 (Barra Funda)
Tel: (11) 3666-6489
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Theo Firmo - A Estória Hilustrada e Outros Contos
Recomendação: Livre
Theo Firmo apresenta uma série de desenhos sobre questionamentos que envolvem a memória na formação da História. "A Estória Hilustrada" mostra que a memória é um espaço comum onde o público e o privado, o real e o fictício, convivem. A obra é constituída por 64 desenhos feitos através da queima precisa do papel com um pirógrafo. O artista utiliza como suporte um livro didático dos anos 60 que ensina diversas disciplinas ao mesmo tempo: história, geografia, ciências, deveres do cidadão etc. Ao passo que Firmo interfere nas páginas com os desenhos, os assuntos se misturam e os tópicos se contaminam, tornando o livro uma superfície, um espaço para tudo. Em "Outros Contos", Theo investiga os processos de narração e leitura.
Estréia dia 3 de Outubro (segunda)
Até 12 de Novembro, Segunda a sexta das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h
Galeria Baró / Emma Thomas
Rua Barra Funda, 216 (Barra Funda)
Tel: (11) 3666-6489
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Panorama Imaginista
Obra com cerca de 5 metros de diâmetro produzida desde janeiro com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado através do Programa de Ação Cultural. A artista aborda a construção histórica do panorama e a relação de admiração e consumo da imagem paisagística. Segundo ela, o panorama pode ser considerado um símbolo da racionalidade e da tentativa de apreensão da realidade através da tecnologia, além de protagonista do início do entretenimento de massa. A partir disso, a intenção é utilizar-se da estrutura do panorama para prover a imersão em uma paisagem inverossímil, constituída de fórmica.
Estréia dia 3 de Outubro (segunda)
Até 12 de Novembro, Segunda a sexta das 11h às 19h; sábados das 11h às 17h
Galeria Baró / Emma Thomas
Rua Barra Funda, 216 (Barra Funda)
Tel: (11) 3666-6489
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Coração Efêmero
Obras produzidas em técnica mista e em suportes diferentes, como telas e madeiras. Há anos, o artista trabalha com Street-Art através da pintura e poesia, desenvolvendo um trabalho relacionado com a figura humana.
Estréia dia 3 de Outubro (segunda)
Até 30 de Outubro, Segunda, das 12h às 20h; de terça a sexta das 9h às 20h; sábados e domingos das 12h às 18h.
Centro de Referência da Juventude (Espaço Estação Jovem)
Rua Serafim Constantino, s/nº (Centro - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4226-5518 / 4226-5720
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

ABC Click
Imagens produzidas pelos sócios do Fotoclube ABCclick que concorreram na XVII Bienal de Arte Fotográfica Brasileira - Cor, em Londrina.
Estréia dia 3 de Outubro (segunda)
Até 4 de Novembro, Segunda a sexta das 9h às 13h; sábados das 14h às 18h.
Espaço Expositivo da Associação Comercial de São Caetano - ACISCS
Rua Amazonas, 318 (Centro)
Tel: (11) 2888-3400
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Adam Kalinowski - Rock in Void
A exposição é marcada pela falta de uma definição ou proposta única em um jogo entre o que é a realidade criada e o que é representação artística. É nessa indefinição e imprevisibilidade que Adam Kalinowski leva a vida para a arte e nos convida a fazer o contrário: levar a sensibilidade artística para a vida. Influenciado pelos movimentos Fluxus e Land-Art, Kalinowski é conhecido por produzir grandes instalações externas em espaços públicos.
Estréia dia 4 de Outubro (terça)
Até 27 de Outubro, Terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2594-2601
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Raízes Brasileiras
A primeira de uma série de exposições. Apesar de toda imponência e importância, 84% de nossa população vive em centros urbanos, distante normalmente da vida, da biodiversidade e da imensa diversidade cultural que caracteriza quem fomos, quem somos, mas deixa questões quanto ao que seremos. A série de exposições terá como objetivo resgatar e apresentar o Brasil que os próprios brasileiros não conhecem — ou esqueceram — no olhar de diferentes fotógrafos. A exposição de abertura “Raízes Brasileiras” apresentará 10 imagens captadas pelas lentes do fotógrafo e biólogo Edson Grandisoli. O trabalho dele apresenta um pouco das belezas cênicas, da biodiversidade e da cultura do nosso país em diferentes domínios como a Amazônia, a Mata Atlântica, o Cerrado, os Campos Rupestres e os Ambientes Litorâneos, nos reaproximando de nossas raízes naturais e culturais.
Estréia dia 5 de Outubro (quarta)
Até 4 de Novembro, De segunda à quinta das 10h às 00h; sextas das 10h à 1h; sábado das 8h à 1h; domingo das 8h às 00h.
Café Raiz
Rua Cardoso de Almeida, 920 (Perdizes)
Tel: (11) 3868-4747
Ingressos: Grátis
(Abertura no dia 04 de outubro, às 19h)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Corpo Etéreo
Curadoria de Antonio Valentim Lino, coordenação de Valdo Rechelo e montagem de Edmilson Kaloczi. A leveza das figuras de Plínio Rhigon contrasta com a intensidade das cores vivas que a circundam, fluindo em pinceladas coloridas por todo o espaço.
Estréia dia 5 de Outubro (quarta)
Até 30 de Outubro, Segunda a sexta das 9h às 21h; sábados das 9h às 12h.
Fundação das Artes
Rua Visconde de Inhaúma, 730 (Bairro Nova Gerty - São Caetano do Sul))
Tel: (11) 4238-3030
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Modernismos no Brasil
Exposição apresenta uma leitura da coleção modernista do MAC USP e suas várias vertentes, com obras de artistas nacionais e estrangeiros, promovendo o diálogo entre a produção nacional e a internacional. Dentre as cerca de 150 obras expostas estarão trabalhos de artistas como Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Wassily Kandinsky, Giorgio De Chirico, Max Bill, Marc Chagall e Pablo Picasso, entre tantos outros.
Estréia dia 6 de Outubro (quinta)
Até 29 de Janeiro, Terça a domingo das 10h às 18h
MAC (Museu de Arte Contemporânea)
Rua da Reitoria, 160 (Cidade Universitária (Butantã)) 
Tel: (11) 3091-3039
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Pois É - Anésia Pacheco e Chaves
Composta por telas, desenhos e objetos a exposição “Pois é” contará com todo o talento de Anésia Pacheco e Chaves, que realizará no dia 06 de outubro, o lançamento do livro que leva o mesmo nome da exposição. Utilizando textos e obras de arte que descrevem de forma intensa a vida da artista, a mostra apresentará toda a trajetória durante toda sua trajetória.
Estréia dia 7 de Outubro (sexta)
Até 27 de Outubro, De terça a domingo, das 10h às 19h
MuBE (192 lugares)
Av. Europa, 218 (Jardim Europa) 
Tel: (11) 2594-2601
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Caos - SP Sobre Outros Olhares
A mostra pretende incitar uma visão crítica sobre a cidade a partir de um ponto de vista diferente: propor ao visitante uma forma de transcender o olhar comum, apresentando outra visão daquilo que vemos todos os dias, mas que não causa nenhuma forma de surpresa. A exposição mescla técnicas diferentes, como o pixo, grapixo e stencil - em uma tentativa de traduzir o recorte do caos urbano e de toda identidade da rua com a mesma intensidade e agressividade. As técnicas serão apresentadas pelos artistas plásticos Daniel Melim e BRAVOS (Dent). Melim trabalha com stencil, e sua produção é marcada pela escolha de espaços deteriorados como ponto de partida, devido à ampla capacidade que possuem para fornecer inúmeros elementos compositivos (cor, textura, posição). BRAVOS (Dent), ligado às escritas urbanas, é atualmente um escritor de Grapixo. A técnica, genuinamente brasileira, surgiu nos anos 80. A forma impactante é muito característica - letras de pixação com cores, sombras, contornos e efeitos.
Estréia dia 8 de Outubro (sábado)
Até 16 de Dezembro, Terça a sábado das 10h às 20h; domingo e feriados das 10h às 18h
Centro Cultural da Juventude
Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 (Vila Nova Cachoeirinha) 
Tel: (11) 3984-2466
Ingressos: Grátis
(Abertura dia 7 de outubro, às 20h.)
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Navegar É Preciso - Barcos e Navios Artesanais do Espanhol José Teroba Garcia
Em São Caetano do Sul desde 1958, José Garcia é autor de inúmeros exemplares de barcos e navios feitos com materiais reciclados diversos. Ele trabalhou no ramo de construção e, depois que se aposentou, passou a se dedicar com mais afinco a essa atividade. A exposição reúne exemplares feitos por ele.
Estréia dia 10 de Outubro (segunda)
Até 3 de Dezembro, Segunda a sexta das 9h às 17h; sábados das 9h às 15h.
Museu Histórico Municipal
R. Maximiliano Lorenzini, 122 (Bairro Fundação - São Caetano do Sul)
Tel: (11) 4229-1988
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Releituras em Têmpera
Oito esculturas em aço que propõem uma releitura das obras de Picasso, realçando suas formas por meio de detalhes vazados que permitem ver além da escultura em si. Ainda que se trate de uma peça tridimensional, ela mantém a essência ao representar os elementos, com todas as suas partes, num mesmo plano. Essa perspectiva não tem compromisso de fidelidade, dando um ponto de vista abstrato que valoriza os detalhes da obra.
Estréia dia 11 de Outubro (terça)
Até 6 de Novembro, Terça e quintas, das 14h às 16h, quartas, das 10h às 12h e das 14h às 16h
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 (Paraíso) 
Tel: (11) 3285-6986
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Brincando Com A Arte
Recomendação: Livre
A exposição conta com trabalhos de crianças entre 7 e 12 anos que participaram do programa de mesmo nome. Os desenhos e pinturas selecionados representam a produção do ateliê Brincando com Arte, no Centro Educacional Dom Orione (Bela Vista, São Paulo, SP), que contará também com obras do artista plástico Percival Tirapeli em diálogo com os desenhos das crianças. Os trabalhos apresentados mostram a diversidade do universo cromático das crianças na interpretação de suas experiências cotidianas, em atividades acompanhadas pela música erudita de Bach, Mozart, Vivaldi ou Villa-Lobos. Neste ano, as crianças desenvolveram o tema “Viagem à Itália”, em comemoração às ações Momento Itália/Brasil. As imagens refletem a independência criativa e enfatizam as descobertas e os achados plásticos de cada criança. Na ocasião da abertura da exposição, em 13/10 às 15h, haverá a apresentação do grupo Notas de Ouro D´Achiropita, com o repertório Primavera - de Vivaldi, Habanera - de Bizet e Jesus, Alegria dos Homens - de Bach. Ave Maria - de Schubert, será executada pelo Concertista, Thomaz Sampaio.
Estréia dia 14 de Outubro (sexta)
Até 9 de Dezembro, Segunda a sexta das 10h às 16h
Centro de Preservação Cultural (CPC-USP) - Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353 (Bela Vista) 
Tel: (11) 3106-3562
Ingressos: Grátis
Convide seus amigos a assistir este espetáculo, ou recomende que o assistam.

Escritos em Liberdade
Com esta exposição pretende-se aproximar o público de maneira conjunta, pela primeira vez, às poéticas experimentais que surgiram na Espanha e na América hispânica durante o século XX. É um relato histórico, construído a partir da própria experiência de cada um dos autores selecionados, que se centra, fundamentalmente, em dois períodos-chaves: no começo do século e nos anos sessenta, sem dúvida os mais significativos. Neles também se encontram as figuras mais representativas da poesia experimental que, além de tudo, são também da literatura e da arte em geral. O título da mostra presta homenagem a Filippo Tomaso Marinetti, cuja obra esteve presente no contínuo debate gerado em torno à modernidade ao longo do século XX. Da primeira parte serão mostradas as obras de autores como J. M. Junoy, Ramón Gómez de la Serna, Ernesto Giménez Caballero e dos hispano- americanos, Juan José Tablada e Vicente Huidobro. Partindo dos “caligramas” de Julio Campal, serão mostradas as obras dos autores de maior destaque que começaram na década de sessenta: Juan Hidalgo, Joan Brossa, Francisco Pino, Juan Eduardo Cirlot, José Miguel Ullán, etc. Paralelamente serão apresentadas peças de autores contemporâneos hispano-americanos: Edgardo A. Vigo, Ulises Carrión, Clemente Padín e Guillermo Deisler. As últimas gerações estarão presentes através da obra de Antonio Gómez, Bartolomé Ferrando, Valcárcel Medina e Eduardo Scala.
Estréia dia 20 de Outubro (quinta)
Até 19 de Novembro, Segunda a sexta das 9h às 21h; sábado das 09h às 15h
Espaço Cultural Instituto Cervantes
Av. Paulista, 2439 (Consolação)
Tel: (11) 3897-9600
Ingressos: Grátis