terça-feira, 25 de janeiro de 2011

25/01 - RECONHECER E DEPOIS HOMENAGEAR






"O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano / Meu maestro soberano / Foi Antonio Brasileiro." Nessa canção de Chico Buarque, Tom Jobim é citado como uma espécie de fundador arquetípico da nacionalidade brasileira. Mas o que mais lhe deu notoriedade foi a sensibilidade ao compor, tocar, cantar e a tudo que fazia com muita profundidade de artista e poeta.
Um dos maiores músicos do Brasil, carioca apaixonado e um dos pais da Bossa Nova, nosso célebre maestro Antônio Carlos Jobim faria nesta terça-feira (25/01/2011) 84 anos de idade, caso ainda estivesse vivo.
Nesse dia 25 de janeiro gostaria de ressaltar a importância da música, que nos leva a apreciar a cultura e arte verdadeiras para podermos valorizar tudo que possui valor verdadeiro em nosso Planeta Terra, que tanto nos oferece para nossa evolução em todos os aspectos da vida. À partir disso podemos reconhecer para depois sim homenagear tanto São Paulo, quanto Tom Jobim e tudo o mais quando nos propusermos a homenagear em nossas vidas.
São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a avenida Paulista, e eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300. A cidade possui o 10º maior PIB do mundo e é a sexta maior cidade do planeta.
A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.
O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é constituído pela frase em latim "Non ducor, duco", cujo significado em português é "Não sou conduzido, conduzo"
Tudo isso e muito mais só valorizaremos e aproveitaremos quando tivermos alma de poeta como a de Tom, cabeça no lugar como nosso saudoso Betinho para cumprirmos com nossos deveres como cidadãos. E pés nos chãos para cobrarmos nossos direitos pois uma cidade com tanta riqueza tem que ser melhor administrada e não pode haver tanta desigualdade e tanta indiferença com aqueles que tem tão pouco.

Como dizia Betinho: "Só a participação cidadã é capaz de mudar o país."
Ou como nos ensinou Tom Jobim: "A gente só leva da vida a vida que a gente leva."



Nenhum comentário:

Postar um comentário