segunda-feira, 14 de junho de 2010

Frustrados anônimos

O Inciso 2 do Artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Essa parte do ECA, no entanto, é desrespeitada diariamente em todo país. Em Porto Velho, Curitiba, Florianópolis, Recife, Cuiabá, São Paulo e Brasília, os membros dos conselhos tutelares e especialistas admitiram a facilidade que o adolescente tem para comprar bebida alcoólica.
Na avaliação do juiz da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Renato Rodovalho, o problema ocorre porque a sociedade tolera que os adolescentes bebam. “Existe uma tolerância de padrão de conduta. Uma vez que o maior já se acostumou com a bebida, então há uma tendência do adolescente iniciar-se nessa conduta”.
O presidente do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa), Arthur Guerra, acredita que essa conivência é justificada, em parte, porque o álcool é visto como um perigo menor do que as demais drogas. “A família fica muito mais preocupada com o consumo de drogas ilícitas, como maconha e cocaína", considerou. “São conceitos, mesmo, de que o álcool faz parte da vida, não faz mal e tem que beber desde muito cedo”, disse a pesquisadora da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad), Ilana Pinsky. “Então são aquelas festas de 15 anos, totalmente regadas a bebida alcoólica que os próprios pais fornecem e acham que estão sendo malandros fazendo isso. Alguns pais que acham que não há nada que eles possam fazer a respeito, afinal todo mundo bebe”, afirmou.
E você amigo leitor o que acha? Pra você também é normal que jovens com o corpo e a mente em formação sejam expostos ao álcool de uma maneira tão fácil que parece que não existe nenhum resultado negativo sobre isso. É normal que dezenas de jovens morram vitimas de acidentes de trânsito pelo uso do álcool? É normal deixar que o álcool forme futuros viciados? É difícil ver que esses jovens que estão jovens agora serão num futuro próximo formadores de família e que se esse hábito permanecer irá gerar distúrbios no âmbito familiar gerando desequilíbrio, transtornos, separações, pois quando o álcool é usado de maneira desregrada tornasse uma droga. E a droga afasta o individuo da sociedade o tornando só. É preciso ter mais sensibilidade sobre os acontecimentos contemporâneos porque isso influi de maneira decisiva em nossas vidas é preciso ter animo para as mudanças porque sem trabalho nada se realiza. Se as autoridades competentes não fazem o que tem que ser feito arregace as mangas e faça você! Sua atitude que promoverá a mudança. Se as propagandas de bebidas são instigantes promova dentro de sua casa uma disciplina saudável um momento em família com um dialogo agradável sobre assuntos diversos, troque horas de tevê por momentos de descontração. muitos dos que bebem fazem isso por se sentirem sós e afogam suas magoas na bebida, ou fazem por não terem nem opinião formada sobre coisa alguma fazem porque vêem que muitos fazem ou porque está na moda. Faça com que a lei se cumpra dentro de sua casa. Não vamos criar uma sociedade de frustrados anônimos sem princípios sem regras sem senso de responsabilidade. E ai já teve uma conversa com seu filho hoje? Não deixe para amanhã talvez ele nem esteja ai, pois poderá ter tido uma morte por coma alcoólico ou se acidentou por estar embriagado. Pense nisso e não esqueça de ser feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário