terça-feira, 12 de julho de 2011

Crise na europa eleva casos de suicidio.


Um levantamento realizado por especialistas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha aponta que houve um aumento no índice de suicídios em países da Europa no período da crise financeira mundial.

A pesquisa, divulgada na publicação científica The Lancet, foi realizada em dez países e observou aumentos que variaram de 5% a 17% de 2007 a 2009 entre pessoas com menos de 65 anos.
Os aumentos mais acentuados foram registrados em dois dos países mais castigados pela crise - a Grécia, onde o índice de suicídios cresceu 17%, e a Irlanda, onde o aumento foi de 13%. O aumento marca uma reversão da tendência de declínio que vinha sendo registrada no índice de suicídios no continente europeu desde 2007.


Redes de apoio
Os pesquisadores se valeram de dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) de um total de dez países. Entre eles, seis que passaram a integrar a União Europeia antes de 2004 - Áustria, Grã-Bretanha, Finlândia, Grécia, Irlanda e Holanda - e de outros quatro - República Checa, Hungria, Lituânia e Romênia - que passaram a integrar o bloco mais tarde.
A equipe de pesquisadores afirma que, a fim de combater a tendência, é necessário que países invistam em programas de bem-estar social, se esforcem para ampliar oportunidades de trabalho e criem redes de apoio social.

"Estas descobertas revelam a rapidez das consequências das crises financeiras", disse no artigo da The Lancet David Stuckler, um dos pesquisadores.
De acordo com o pesquisador, ''na União Europeia pré-2004, observamos que taxas de suicídio cresceram durante e antes de períodos de insegurança econômica e em que o desemprego cresceu. Isso também é consistente com estudos históricos que mostram um aumento de suicídios associados a 'indicadores iniciais' de crise, como a turbulência no setor bancário''.

Não é de hoje que a sociedade se desespera a ponto de tirar a própria vida ao invés de tentar passar pelas crises que são diversas. A cultura do capital pelo capital tira toda a importância da vida e tudo o que ela pode proporcionar alem dos recursos adivindos do dinheiro. o ser humano está tão apegado a valores sem valor nenhum que troca o certo pelo errado sem perceber. Crises são importantes pois elas dão o tempero e o equilibrio para que uma nação se estabilize e firme bases para poder crescer de novo.

E para isso um país precisa de seus filhos para o trabalho, se todos por mero medo do que pode acontecer desistirem, o que será do amanhã? Como afirma o Diretor presidente da Legião da Boa Vontade " O suicidio não resolve as angustias de ninguem" acabar com a vida assim pensando se livrar dos problemas é ter uma gama de outros multiplicados. A vida é um dom de Deus, quem tem a vida tem todas as oportunidades para enfrentar e solucionar problemas, deixar de viver é um ato de covardia. pense nisso e seja feliz!

Siga-me os bons, twitter: @Giliotti

2 comentários:

  1. Olá Gillioti boa tarde,li sua reportagem e me identifiquei com fatos que ocorreram atualmente comigo na ctis tecnologia sa empresa tambem de terceirização de pessoas no meu caso foi no banco do brasil RJ agencia Andarai centralizadora de cartao do BB de todo Brasil.Mas alem desta a ctis terceariza cerviços de call center entre outros para grandes empresas brasileiras como petrobras firjan AGU entre outras e sei que e de politicos pois ja pesquisei e sua cede e em Brasilia.Mas o absurdo vai alem do que acabo de ler.gostaria de um contato para enviar o que sei.Grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá Marie, obrigado pela visita em meu blog, espero te-lá mais vezes em nossas páginas. eu fiquei enteressado em saber o que tem a me dizer sobre a Ctis ai do RJ. meu contato é: degiliotti@hotmail.com

    aguardo seu retorno.

    abs.

    ResponderExcluir